Publicações de tesoureira nacional do PT geram incômodo entre deputados mineiros

Posts em redes sociais atribuem à atuação de Gleide a viabilização de moradias populares em programa do governo
Publicações em nome de Gleide irritaram parlamentares. Foto: Reprodução

Publicações feitas pela tesoureira nacional do PT, Gleide Andrade, geraram desconforto entre deputados federais petistas de Minas. Pelas redes sociais, Gleide divulgou que atuou para viabilizar moradias populares em diferentes municípios do estado, aparecendo ao lado de prefeitos e vereadores aliados durante visitas ao interior.

O que provocou a reação foi o fato de as moradias anunciadas por Gleide integrarem a nova etapa do programa federal Minha Casa, Minha Vida, coordenado pelo Ministério das Cidades. Deputados avaliam que a dirigente partidária, que é pré-candidata a deputada federal, estaria tentando associar seu nome a um programa técnico de execução federal.

Gleide é, atualmente, um dos mais influentes nomes do PT nacional e estadual. No comando da tesouraria nacional do partido desde 2021, ela deve ser reconduzida ao posto a pedido da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

A lista mais recente do programa contemplou 344 municípios mineiros com menos de 50 mil habitantes, que cadastraram um total de 7.194 unidades habitacionais. A seleção divulgada na última sexta-feira (8) é preliminar: as propostas ainda passarão por nova avaliação antes da autorização para as obras. Em todo o país, cerca de 60 mil unidades foram aprovadas nessa fase, mas o número efetivo a ser contratado deve cair para 30 mil, em razão do limite de recursos disponíveis nesta etapa, de R$ 4,2 bilhões.

Os municípios habilitados devem cadastrar as propostas na plataforma TransfereGov até 12 de setembro. Caso a documentação final não seja apresentada até março de 2026, as construções não serão autorizadas. O programa atende famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850 e tem recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

Gleide Andrade foi candidata a deputada federal em 2022, ficando na terceira suplência do PT em Minas.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse