PV ‘antecipa’ fim da federação com o PT e acompanha conversas entre PDT e PSDB

Partido já trabalha nos bastidores para não renovar aliança e estuda opções para disputar eleições de 2026
Deputada estadual Lohanna França PV
Deputada estadual Lohanna França defende fim da Federação com o PT e antecipa que PV discute novas alianças pensando em 2026. Foto: Henrique Chendes / ALMG

A federação PT-PCdoB-PV, hoje, só existe no papel. Essa é a avaliação de algumas das principais lideranças do PV em Minas, entre elas a deputada estadual Lohanna França. Em conversa com O Fator, a parlamentar afirmou que o desejo do partido em Minas é oficializar o “divórcio” e não renovar a aliança com petistas e comunistas para as eleições de 2026.

Oficialmente, a Federação será encerrada em abril de 2026, prazo dado pela legislação das federações a partir do início da aliança, feita em 2022. Nos bastidores, o PV já trabalha com duas hipóteses: concorrer sozinho nas próximas eleições ou buscar uma federação com outras legendas.

No caso do segundo cenário, há uma observação de interlocutores do PV com a possível federação PDT-PSDB, ainda em negociação para sair do papel. Avançando, o PV pode pintar no grupo. “A gente só não discute federação com o PL. Para outras possibilidades, estamos abertos a conversar”, definiu Lohanna.

Na avaliação de Lohanna França, o PV alcançou um resultado eleitoral abaixo do esperado por conta da rejeição ao PT no Estado, principalmente depois da gestão Fernando Pimentel (PT) no governo mineiro. “O PV é um partido leve, e as nossas propostas são bem aceitas pela maioria da população. Mas a união com o PT, em muitos casos, nos afasta da possibilidade de apresentar um projeto mais amplo”, disse a deputada.

Em Belo Horizonte, o desacerto da Federação PT-PV-PCdoB foi claro e notório: petistas não abriram mão de lançar Rogério Correia à prefeitura, enquanto o PV firmou sua posição extraoficial ao apoiar a reeleição de Fuad Noman (PSD).

Leia também:

BHP Brasil anuncia novo presidente

Deputados adiam votação de projeto que aumenta bancada de MG

Após calotes, governo de Minas adota nova tática para acordos de leniência

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse