O Partido Verde (PV), que compõe uma federação com PT e PCdoB, vai entrar formalmente na campanha à reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). O embarque dos verdes na campanha de Fuad acontecerá na quinta-feira (26), durante o lançamento de um manifesto que defenderá o voto útil de eleitores da esquerda e da centro-esquerda no pessedista. Lohanna França, uma das representantes do PV na Assembleia Legislativa, também irá declarar apoio a Fuad.
A federação PT-PV-PCdoB, vale lembrar, tem o deputado federal petista Rogério Correia como candidato a prefeito. A dificuldade de Rogério em decolar nas pesquisas, entretanto, pesou para a decisão de apoio a Fuad. No campo à esquerda, ainda há a candidatura de Duda Salabert, do PDT.
“Tenho muita admiração e respeito pelas candidaturas de Rogério e Bella (Gonçalves, vice na chapa liderada pelo PT) — e pela de Duda. São pessoas que respeito muito. Tenho carinho por essas pessoas e por essas candidaturas. Mas, diante da dificuldade de união do campo progressista e da viabilidade de Fuad, já comprovada pelas pesquisas – e do risco de um segundo turno entre direita e extrema-direita, me posiciono ao lado de Fuad”, disse Lohanna, a O Fator.
Como já mostrou a reportagem, o manifesto que defende a migração do voto de esquerda a Fuad vem sendo articulado por filiados a partidos que, ao menos no papel, apoiam Rogério e Duda. O entendimento é que o apoio ao prefeito é importante para evitar que Bruno Engler (PL) e Mauro Tramonte (Republicanos), abrigados em legendas à direita, se enfrentem no segundo turno.
Mesmo antes da decisão por apoio formal a Fuad, lideranças do PV já vinham defendendo a posição nos bastidores. No início do mês, o deputado estadual Mário Henrique Caixa, filiado à sigla, mergulhou na campanha à reeleição do prefeito.
A Rede Sustentabilidade, que compõe a coligação de Rogério Correia, também tem quadros simpáticos a Fuad. Prova disso é que Paulo Lamac, um dos líderes do partido no estado, exerce a função de secretário municipal de Comunicação e Assuntos Institucionais.