PV e Lohanna França vão entrar formalmente na campanha de Fuad em BH

Partido, que compõe coligação de Rogério Correia (PT), decidiu engrossar movimento por ‘voto útil’ na disputa pela prefeitura
A deputada estadual Lohanna França.
Lohanna França e o PV decidiram por apoio a Fuad em BH. Foto: Luiz Santana/ALMG

O Partido Verde (PV), que compõe uma federação com PT e PCdoB, vai entrar formalmente na campanha à reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). O embarque dos verdes na campanha de Fuad acontecerá na quinta-feira (26), durante o lançamento de um manifesto que defenderá o voto útil de eleitores da esquerda e da centro-esquerda no pessedista. Lohanna França, uma das representantes do PV na Assembleia Legislativa, também irá declarar apoio a Fuad.

A federação PT-PV-PCdoB, vale lembrar, tem o deputado federal petista Rogério Correia como candidato a prefeito. A dificuldade de Rogério em decolar nas pesquisas, entretanto, pesou para a decisão de apoio a Fuad. No campo à esquerda, ainda há a candidatura de Duda Salabert, do PDT.

“Tenho muita admiração e respeito pelas candidaturas de Rogério e Bella (Gonçalves, vice na chapa liderada pelo PT) — e pela de Duda. São pessoas que respeito muito. Tenho carinho por essas pessoas e por essas candidaturas. Mas, diante da dificuldade de união do campo progressista e da viabilidade de Fuad, já comprovada pelas pesquisas – e do risco de um segundo turno entre direita e extrema-direita, me posiciono ao lado de Fuad”, disse Lohanna, a O Fator.

Como já mostrou a reportagem, o manifesto que defende a migração do voto de esquerda a Fuad vem sendo articulado por filiados a partidos que, ao menos no papel, apoiam Rogério e Duda. O entendimento é que o apoio ao prefeito é importante para evitar que Bruno Engler (PL) e Mauro Tramonte (Republicanos), abrigados em legendas à direita, se enfrentem no segundo turno.

Mesmo antes da decisão por apoio formal a Fuad, lideranças do PV já vinham defendendo a posição nos bastidores. No início do mês, o deputado estadual Mário Henrique Caixa, filiado à sigla, mergulhou na campanha à reeleição do prefeito.

A Rede Sustentabilidade, que compõe a coligação de Rogério Correia, também tem quadros simpáticos a Fuad. Prova disso é que Paulo Lamac, um dos líderes do partido no estado, exerce a função de secretário municipal de Comunicação e Assuntos Institucionais.

Leia também:

Quem é o vereador proporcionalmente mais votado em MG

Juntos, candidatos ao Senado em 2022 têm menos de 2,5 mil votos para vereador em BH

Senadora do PT retira de pauta tabelamento de preço dos livros

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse