A Câmara Municipal de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, vai empossar nesta quarta-feira (31) o 23º vereador diferente da legislatura 2020-2024. Quase um terço dos 17 nomes eleitos foram trocados por suplentes.
Washington Moreira (Solidariedade) será o sexto parlamentar a assumir no decorrer do mandato. Ele venceu uma disputa judicial para assumir a vaga de Zé Braz, vítima de um acidente de trânsito.
23 vereadores
Em 2022, Anderson da Academia (PSC) e Piriquito Beleza (Cidadania) assumiram as vagas deixadas por Eduardo Azevedo (PL) e Lohanna França (PV), eleitos deputados estaduais.
No ano seguinte, Breno Junior (Novo) e César Tarzan (PSDB) ocuparam os lugares de Rodrigo Kaboja (PSD) e Eduardo Print Jr (PSDB), respectivamente. Ambos foram afastados devido a acusações de corrupção.
Lauro Capitão América (Republicanos) entrou na Câmara no final de 2023, substituindo Diego Espino. Ele perdeu o cargo após o PSL, partido pelo qual foi eleito, ser penalizado por fraude à cota de gênero.
Com as mudanças, Washington se torna o 23º vereador a integrar a atual legislatura, um recorde histórico.
Mudança
Antes, a Câmara havia oficializado Deusdete Campos (PV) como o substituto de Braz.
O presidente Israel da Farmácia (PP) alegou ter sido comunicado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que a vaga pertencia ao partido. Washington, primeiro suplente do vereador, foi para o Solidariedade na janela partidária e, segundo o Legislativo, teria perdido a vaga.
Uma liminar alterou a decisão na última sexta-feira. A Justiça entendeu que Washington saiu do partido no prazo previsto e é o detentor da vaga. A Câmara já confirmou que vai empossá-lo.