Quatorze detentos ainda não retornaram da ‘saidinha’ do fim de 2023 em Minas

Das buscas realizadas até o momento, 118 detentos foram recapturados
Minas Gerais suspende as saídas temporárias de presos no Carnaval e endurece às regras para as pessoas que utilizam tornozeleira eletrônica
Dos 3.760 presos que receberam o benefício no fim do ano passado, 142 não retornaram. Foto: Akira Onume/Governo do Pará

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) divulgou que 14 detentos beneficiados com saídas temporárias em dezembro de 2023 permanecem foragidos. Dos 3.760 presos que receberam o benefício no fim do ano passado, 142 não retornaram às unidades prisionais no prazo determinado pela Justiça.

Das buscas realizadas até o momento, 118 detentos foram recapturados, sendo 10 deles após a inclusão no “Programa MPMG Busca”. Cinco recapturas ocorreram fora de Minas Gerais: dois no Rio de Janeiro, um em Curitiba (PR), um em Nova Andradina (MS) e outro em Teixeira de Freitas (BA).

Entre os 14 foragidos ainda procurados, constam autores de crimes como latrocínio, homicídio qualificado, tráfico de drogas, estupro e roubo. Os detentos saíram de diferentes unidades prisionais do estado, incluindo presídios em Teófilo Otoni, Muriaé, Nanuque e Ribeirão das Neves.

A localização dos recapturados foi possível através de uma operação conjunta que envolveu as Polícias Penal, Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e a Interpol. O MPMG mantém um canal de denúncias através da Ouvidoria, que pode ser contatada pelos telefones 127 e (31) 3330-9504, garantindo o sigilo das informações.

Os foragidos estavam cumprindo pena no regime semiaberto quando receberam o benefício da saída temporária, também conhecida como “saidinha de fim de ano”. O não retorno às unidades prisionais configura falta grave e pode resultar em regressão do regime de cumprimento da pena.

Leia também:

BHP Brasil anuncia novo presidente

Deputados adiam votação de projeto que aumenta bancada de MG

Após calotes, governo de Minas adota nova tática para acordos de leniência

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse