A Acadêmicos de Niterói, escola de samba que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Carnaval do Rio de Janeiro (RJ), conseguiu apenas duas das 36 notas 10 possíveis durante a apuração, realizada nesta quarta-feira (18). A escola terminou a abertura dos envelopes no último lugar da classificação, o 12°. Com isso, acabou rebaixada ao Grupo de Acesso. A Viradouro, também de Niterói, foi consagrada campeã.
As únicas notas máximas da Acadêmicos de Niterói vieram no quesito samba-enredo, dadas pelos jurados Christiano Abelardo e Vandelir Camilo. A escola conquistou 264,6 dos 270 pontos possíveis e passou perto de atingir o pior resultado total desde 2015, quando a Viradouro terminou com 263,7 — mesma pontuação obtida pela São Clemente em 2022.
O enredo da Acadêmicos de Niterói, apresentado no domingo (15), começou com a viagem da família de Lula do sertão de Pernambuco para o estado de São Paulo. O desfile mostrou a trajetória do petista no sindicalismo e, posteriormente, as vitórias nas disputas presidenciais. O cortejo se tornou alvo de críticas de políticos de direita por causa de questões como a fantasia que retratou conservadores em uma lata de alimentos em conserva.
Desempenho da Acadêmicos de Niterói por quesito (cada um tinha valor de 30 pontos):
- Comissão de frente: 29,1;
- Bateria: 29,4;
- Mestre-sala e porta-bandeira: 29,4
- Alegorias: 29,1
- Harmonia (canto): 29,5
- Fantasias: 29
- Enredo: 29,3
- Evolução: 29,5
- Samba de enredo: 29,9
