Os servidores que atuam na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), no Centro da cidade, vêm enfrentando problemas com a onda de calor que atinge a Região Metropolitana. Nos últimos dias, a rede de ar condicionado do edifício vem apresentando problemas. Assim, vários aparelhos do tipo não estão funcionando.
Para reparar o problema, o Executivo já mira a compra de novos equipamentos. A tarefa será da Secretaria de Relações Institucionais, que, nesta quarta-feira (19), recebeu, por meio de decreto, a prerrogativa de assinar contratos de até R$ 12 mil que tenham como objetivo a aquisição de insumos para o prédio da Avenida Afonso Pena 1.212. A nova norma também dá novas responsabilidades à pasta, como a de homologar, revogar e anular licitações
“Essa é uma medida de caráter burocrático. Algumas dessas novas responsabilidades estavam, desde 2024, a cargo da secretaria municipal de Governo e da secretaria municipal de Assistência Social. Esses contratos sem necessidade de licitação, autorizados pela portaria, são de até R$ 12 mil. Estamos nos últimos dias com uma pane no sistema de ar condicionado na sede da prefeitura. Precisaremos fazer adequações no sistema e comprar novos equipamentos”, diz, a O Fator, o chefe da pasta de Relações Institucionais, Paulo Lamac (Rede).
A mais alta temperatura registrada em BH nesta quarta-feira foi de 31,9°, segundo a Defesa Civil municipal. O índice foi auferido às 15h, em Venda Nova.