Relator falta e oitiva em processo contra Janones não acontece

Sem a presença de Gustinho Ribeiro, Janones também não falou
Gustinho Ribeiro no plenário da Câmara
Gustinho Ribeiro, o relator: ausente. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE), relator de um processo contra André Janones, faltou à sessão da tarde desta terça (14) do Conselho de Ética.

Com isso, o próprio Janones e suas testemunhas não compareceram, e a parte da sessão dedicada ao processo contra ele foi cancelada.

A assessoria de Gustinho disse a O Fator simplesmente que “o deputado não está na Câmara”, e nem em Brasília.

No site da Câmara, já consta que Gustinho teve “ausência não justificada” no Conselho de Ética.

Janones estava marcado para se defender de representação apresentada pelo próprio Hugo Motta, com base em denúncia do líder do PL, Sóstenes Cavalcante.

A representação pediu suspensão imediata do mandato de Janones, mais um processo posterior no Conselho de Ética, por supostamente provocar Nikolas Ferreira (PL-MG) durante sessão do plenário, sem especificar ou provar o que Janones realmente disse ao conterrâneo.

Em julho o advogado de Janones, Lucas Marques, destacou ao Conselho de Ética que a denúncia não traz provas.

“Não há nenhuma prova na denúncia. Nenhum vídeo. Nenhum – as notas taquigráficas não indicam nenhuma fala do Janones”, disse.

O primeiro relator do caso, Fausto Santos Jr. (União-AM), disse que Janones chamou Nikolas de “cadelinha”, mas acrescentou que preferiu não incluir no texto “pela liturgia do relatório”.

O mandato de Janones está suspenso desde julho por causa dessa representação. Ele volta ao mandato nesta quinta-feira (16).

* O título e o subtítulo desta notícia foram corrigidos às 17h19. Ao contrário do que disse o presidente Albuquerque (Republicanos-RR), Gustinho não tinha que apresentar parecer hoje.

Leia também:

Por que deputados do PT não mergulharam nas conversas sobre candidatura ao governo de MG

Como gesto de Zema a deputado estadual selou a permanência de Gleidson Azevedo no Novo

Os deputados federais que destinaram mais emendas a BH em 2025

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse