Por que Republicanos acredita que apoio do PL a Cleitinho em 2026 está mais próximo de acontecer

Pré-candidatura de Romeu Zema à Presidência da Republica pode inviabilizar palanque duplo da direita no estado
Pettersen ressaltou ainda que a aproximação entre as legendas é fruto de um “acordo antigo” e que a prioridade é garantir a unidade do campo de centro-direita. Foto: Divulgação / Redes Sociais

Presidente do Republicanos em Minas Gerais, o deputado federal Euclydes Pettersen avalia que a pré-candidatura do governador Romeu Zema (Novo) à Presidência da República deve abrir caminho para o apoio do PL a uma eventual candidatura do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) ao governo mineiro.

“Pelo menos no primeiro turno, acho difícil o Novo caminhar com o PL e o Republicanos, pela obrigação de fazer palanque do seu candidato à Presidência da República, Romeu Zema”, disse Euclydes a O Fator.

A declaração foi dada pelo dirigente após reunião, nesta quarta-feira (3), com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. A conversa também contou com a participação de Cleitinho Azevedo. Segundo Euclydes, os presentes ao encontro consideram impraticável a formação de um palanque duplo em Minas, aglutinando Zema e o candidato de PL e Republicanos ao Palácio do Planalto.

O Novo, por outro lado, mantém esperança de caminhar ao lado do PL. Mateus Simões, vice-governador de Minas e pré-candidato à sucessão de Zema, pertence aos quadros do Novo e já falou publicamente sobre a intenção de formar uma aliança com o partido de Jair Bolsonaro. Nesse cenário, uma das hipóteses é entregar, ao PL, a prerrogativa de indicar um concorrente ao Senado Federal.

“Acordo antigo”

Pettersen ressaltou ainda que a aproximação entre as legendas é fruto de um “acordo antigo” e que a prioridade é garantir a unidade do campo de centro-direita.

Embora tenham o desejo de caminhar juntos na eleição presidencial, PL e Republicanos ainda aguardam os desdobramentos do julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF)

O Republicanos defende a pré-candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, enquanto no PL circulam nomes da família Bolsonaro, incluindo um dos filhos do ex-presidente ou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Leia também:

Moraes autoriza que morador de Juiz de Fora preso pelo 8/1 faça saídas diárias para visitar filha em CTI

Apesar de variação, países do Brics foram os maiores compradores das exportações mineiras em 2025

As 10 cidades de Minas Gerais que mais exportaram em 2025

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse