O deputado estadual Ricardo Campos abriu mão da candidatura à presidência do PT em Minas Gerais para apoiar a colega de bancada Leninha. A decisão foi confirmada por Campos nesta segunda-feira (9) a O Fator.
A boa relação entre os dois parlamentares e candidatos, que politicamente também representam grande parte da mesma territorialidade, o Norte de Minas, foi o que selou a unidade das duas candidaturas.
A expectativa é que o deputado oficialize o apoio à vice-presidente da Assembleia Legislativa em um vídeo para as redes sociais. O deputado federal Paulo Guedes, do mesmo grupo político de Campos, também vai oficializar endossar a candidatura de Leninha,
Antes do grupo de Ricardo Campos decidir caminhar com Leninha, grupos que apoiavam a candidatura do deputado haviam decidido mudar a rota e passaram a declarar voto na deputada federal Dandara Tonantzin. Um dos nomes que optou pela chapa de Dandara foi Pedro Rousseff, vereador de Belo Horizonte e uma das principais lideranças de uma corrente chamada “Movimento PT”.
Negociações
Partes das tratativas para a unificação da candidatura de Ricardo e Leninha passaram pela troca do comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no Norte do estado.
A costura abriu espaço para a nomeação de um nome ligado ao grupo do deputado federal petista Paulo Guedes, Antônio Romeu Pereira Souto Filho. No último dia 30 de maio o então superintendente da Codevasf em Montes Claros, Marco Antônio Graça Câmara, foi exonerado e substituído.
Pereira foi assessor de Paulo Guedes na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Em novembro de 2023, ao noticiar a escolha de Pereira para um cargo em BH, a Codevasf publicou, em seu site oficial, uma imagem do servidor ao lado do parlamentar.
Guedes e Ricardo Campos têm base eleitoral em Montes Claros e em cidades do entorno.
