Rico, da XP, comunica vazamento de saldo e outros dados dos clientes

Foram vazados dados como saldo, nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero e cargo
Cartão Rico
Rico, da XP, diz ter mais de 1 milhão de clientes. Imagem: Divulgação/Rico

A Rico, plataforma de investimentos da XP, comunicou na manhã desta quinta (24) a clientes o vazamento de dados como saldo, nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade.​

No e-mail, obtido por O Fator, a Rico comunicou aos clientes que “[s]ua conta e seus investimentos estão em total segurança, pois nenhum sistema da Rico foi acessado. A utilização dos nossos aplicativos e sites pode continuar sendo realizada normalmente e não é necessário alterar sua senha”.

Também foram acessados sem autorização “dados sobre os produtos financeiros contratados, sem os respectivos detalhamentos, limitando-se às informações binárias, como se possui ou não cartão de crédito e débito, seguro, consórcio, previdência e portabilidade de salário”.

E ainda: “Dados como o número de sua conta na Rico, saldo, posição, nome do assessor e limite de crédito, referentes ao mês de março”.

A Rico informa no e-mail, enviado hoje, ter tomado conhecimento ainda na terça (22) de que “uma base de dados que se encontrava hospedada em um fornecedor externo da Rico teve um acesso não autorizado. Imediatamente efetivamos o bloqueio deste acesso”.

Em seu site a Rico informa ter mais de 1 milhão de clientes ativos.

O Fator não conseguiu contato imediato com a assessoria de imprensa da Rico.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse