O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, visitou nesta segunda (2) as obras da fábrica da montadora chinesa BYD na Bahia – dias depois de o Ministério Público do Trabalho anunciar ter aberto inquérito sobre as condições na planta.
Reportagem da Agência Pública revelou na quarta passada (27) relatos de que funcionários chineses na obra estariam sofrendo agressões físicas. Eles também lidariam com “[a]lojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo”.
Fotos mostram pias de banheiro imundas e operários trabalhando sem equipamento de proteção.
“Muito feliz de começar a semana na Bahia, com uma visita técnica às obras do complexo de fábricas da BYD, em Camaçari”, publicou Rui Costa no Twitter.
O MP do Trabalho na Bahia informou na quinta (28) que as condições de trabalho na planta da BYD “estão sendo apuradas em inquérito”, e que uma inspeção foi realizada em 11 de novembro. Na nota, o procurador Bernardo Guimaraes disse que “[a]s informações que colhemos até o momento apontam para a necessidade de correção de procedimentos relativos ao meio ambiente de trabalho, para garantir a saúde e a segurança dos empregados”.
Lula não foi à Bahia, mas tinha reunião marcada na tarde de hoje, no Planalto, com a CEO da BYD nas Américas, Stella Li.