Saiba datas das convenções dos partidos com pré-candidatos à Prefeitura de BH

Legendas se programam para oficializar táticas eleitorais, no que pode ser último passo antes do registro formal das chapas
Foto mostra fachada da Prefeitura de BH
Primeiro turno da eleição acontecerá em 6 de outubro; na foto, a Prefeitura de BH. Foto: PBH/Divulgação

Balões coloridos, faixas, aplausos, militantes e possíveis batidas de martelo.Partidos com pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) já preparam as convenções que vão homologar oficializar seus postulantes ao Executivo da capital mineira. A janela destinada aos encontros partidários, que começa neste sábado (20) e vai até o próximo dia 5, será aberta, em BH, pelo PSD, que fará um evento para formalizar a candidatura à reeleição de Fuad Noman.

Embora o prazo para as convenções termine em 5 de agosto, a Justiça Eleitoral estabeleceu 15 de agosto como limite para o registro de chapas. Na prática, o intervalo de 10 dias serve para articulações de última hora, podendo fazer com que candidatos oficializados pelas legendas sejam retirados do pleito — em 2020, por exemplo, o Podemos homologou, em convenção, a candidatura do deputado federal Igor Timo a prefeito, mas, no fim, acabou embarcando na coligação de João Vítor Xavier, do Cidadania.

No dia 27, um sábado, dois partidos com pré-candidatos à PBH farão convenções: o MDB, do vereador Gabriel Azevedo, e o Novo, com a ex-secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas, Luísa Barreto. 

O ato dos emedebistas, aliás, não deve ter as presenças do presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, ou da ministra do Planejamento, Simone Tebet. O presidente estadual, Newton Cardoso Júnior, vai marcar presença.

O PL também já programou sua convenção belo-horizontina: o evento, marcado para 2 de agosto, servirá para oficializar a candidatura do deputado estadual Bruno Engler a prefeito. No dia seguinte, será a vez do Republicanos, que apresentou o também deputado estadual Mauro Tramonte como pré-candidato.

No próximo dia 4, PT e Podemos devem fazer o ato para oficializar as táticas eleitorais a serem adotadas em BH. Os petistas, federados com PCdoB e PV, apostam no deputado federal Rogério Correia, enquanto o Podemos deposita fichas no senador Carlos Viana.

O Fator acionou o diretório do PSDB em Minas para saber se já há data para a convenção tucana em BH. O pré-candidato do partido é o deputado estadual João Leite. Quando houver resposta, este texto será atualizado.

Além do prazo de 10 dias entre o fim da janela de convenções e o deadline para o registro das chapas, partidos também podem definir, em seus eventos, que as Executivas terão plenos poderes para tomar as decisões — o que posterga as batidas de martelo.

Leia também:

O silêncio de Zema sobre a Operação Contragolpe

A opinião de Mateus Simões sobre o escolhido por Zema para chefiar o MPMG

Novo procurador-geral de Justiça de Minas é o primeiro promotor escolhido para o cargo

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse