O saldo da reunião entre Marília Campos e Áurea Carolina, pré-candidatas ao Senado

Exigência de candidatura prioritária expõe disputa interna no campo lulista em Minas
A fala coloca Marília em “antagonismo brando” ao projeto do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foto: Divulgação / Redes sociais

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT) e a ex-deputada federal Áurea Carolina estiveram reunidas na última semana para debater um assunto em comum: a disputa por uma cadeira no Senado.

Solicitada por Áurea, que prepara sua refiliação ao Psol para dezembro, a conversa abordou exclusivamente a disputa de 2026, que contará com duas vagas ao Senado. Áurea também quer se candidatar ao cargo.

Pelo que O Fator apurou, Marília tem apontado uma condição ao próprio partido: que só aceitará disputar se for tratada como prioridade pela legenda e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo interlocutores ouvidos pela reportagem, Áurea externou a leitura de que o campo progressista pode buscar as duas vagas ao Senado que estarão em disputa no Estado, recusando a lógica de que Minas elegerá necessariamente um nome da direita e outro da esquerda.

Marília manteve sua linha já conhecida: não cogita disputar o governo de Minas, tampouco sair da prefeitura para compor como vice.

O ponto exigido pela prefeita vai de encontro ao projeto do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). O ministro pretende ser candidato ao Senado, mas já acenou a Lula que, se necessário, pode ser o candidato a governador. Silveira também já acertou com Lula que fará a coordenação da campanha a reeleição do presidente da República em Minas.

Silveira disputou o cargo em 2022, terminou em segundo lugar e, agora, após a filiação do vice-governador Mateus Simões ao PSD, prepara sua saída da legenda. O ministro tem mantido conversas com outros partidos, como o PSB, sempre com o objetivo de voltar à corrida pelo Senado.

Enquanto Marília condiciona sua entrada na disputa, Silveira nunca retirou a pretensão de concorrer novamente. E, nos últimos quatro anos, consolidou-se como a principal voz do Governo Lula em confrontos políticos com o governador Romeu Zema (Novo).

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse