A Comissão de Educação do Senado vai realizar na tarde desta segunda (18) audiência pública sobre o uso de celulares nas escolas.
A mesma comissão já discutiu o assunto na terça passada (12).
O tema tem ganhado peso no Brasil. Também na semana passada, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou por unanimidade projeto de lei para proibir o celular na escola, exceto em atividades pedagógicas. O texto está na mesa do governador Tarcísio de Freitas para ser sancionado.
No começo deste ano, a prefeitura do Rio proibiu por decreto o celular nas escolas municipais.
No fim de outubro, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto semelhante, também proibindo o celular durante todo o período na escola (inclusive no recreio). O texto seguiu para a CCJ da Câmara. A ideia tem apoio do ministro da Educação, Camilo Santana.
Um dos livros que trouxe o debate à tona é A Geração Ansiosa, do psicólogo americano Jonathan Haidt. Em 2023, ele escreveu artigo intitulado “Tirem os celulares das escolas já“. Os celulares dificultam o aprendizado e a formação de amizades, argumenta ele. “Todas as crianças merecem escolas livres de celulares”, diz Haidt.