Acionistas da mineradora Itaminas retornaram ao Oriente Médio nesta semana para avançar em parcerias internacionais, em uma iniciativa que fontes do setor interpretaram como sinalização de que Argeu Géo e Rodrigo Gontijo, sócios ao lado de Daniel Vorcaro, apostam no mercado externo não apenas para a comercialização do minério de ferro, mas também em acordos para alavancar os investimentos na Itaminas.
A viagem, centrada em Omã, foi vista por interlocutores como sinal de que não existe nenhuma intenção de venda de suas participações, dando fim a especulações sobre uma possível aquisição da mineradora pelo BTG Pactual e reforçando o posicionamento dos acionistas em manter o controle da operação.
Outra fonte ligada ao setor aponta que, caso Vorcaro decida vender sua fatia, Géo e Gontijo teriam prioridade na aquisição, estratégia que visa bloquear avanços de interessados externos como o BTG.
A visita a Omã deu continuidade ao processo de internacionalização da empresa, iniciado com parcerias anteriores na região. Desta vez, os acionistas se reuniram com a Asyad Group, controlada pelo fundo soberano omanense, que gerencia o Porto de Sohar em conjunto com o Porto de Roterdã e opera uma frota de navios para transporte de minério de ferro e outros produtos ao redor do mundo.
Em junho, a mineradora anunciou um acordo firmado com a Hafeet Rail, empresa ligada a fundos soberanos dos Emirados Árabes Unidos e de Omã, com foco em rotas comerciais diretas para o Oriente Médio.
Também no mês passado, a mineradora anunciou que quitou antecipadamente as duas últimas parcelas da aquisição da companhia, medida que fontes veem como reforço à estratégia de longo prazo.