A rede Supermercados BH fechou, junto ao grupo chileno Cencosud, um acordo para a compra de todas as operações da bandeira Bretas em Minas Gerais. Na lista de ativos envolvidos, estão 54 lojas, oito postos de combustíveis e um centro de distribuição. A transação, no valor de R$ 716 milhões, está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A negociação foi confirmada pelo Cencosud nessa sexta-feira (7).
Em comunicado interno, ao qual O Fator teve acesso, o CEO do grupo Cencosud, Rodrigo Larrain, e o CEO e presidente do grupo no Brasil, Emilio Carvalho, explicam que, considerando o cenário competitivo e a estratégia futura da rede chilena no país, a companhia optou por focar as operações em mercados que ofereçam melhores oportunidades de crescimento e rentabilidade.
Apesar da saída de Minas, o Cencosud continuará atuando em solo brasileiro com algumas bandeiras: Bretas, em Goiás (que não entrou na venda para o BH); G Barbosa, Perini e Mercantil Atacado, no Nordeste; Prezunic e SPID, no Rio de Janeiro; e Giga Atacado, em São Paulo.
O Supermercados BH é a maior rede mineira e a quinta maior do Brasil, de acordo com o ranking de 2024 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Em 2023, a empresa registrou faturamento de R$ 17,38 bilhões, o dobro de sua maior concorrente no Estado, o grupo Martminas, que faturou R$ 9,43 bilhões. Na liderança nacional do setor está o Carrefour, que arrecabou R$ 115,45 bilhões em 2023.
O BH é o maior em Minas também em número de lojas. Em meados de 2024, a empresa possuía 307 unidades em Minas e no Espírito Santo.