A campanha à reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), intensificou sua presença digital nos últimos sete dias. Dados da Biblioteca de Anúncios da Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, revelam um investimento de R$13,5 mil em anúncios eleitorais impulsionados nestas plataformas.
Público-alvo específico
A estratégia de Fuad demonstra uma abordagem altamente direcionada, com a seleção de perfis de usuários baseada em interesses variados. Segundo o Meta, a equipe do prefeito selecionou que pretende priorizar o alcance a eleitores de Belo Horizonte que curtam e sigam páginas e comunidades dos seguintes temas:
- Temas militares e de segurança: Tiro prático, Army Men, Homeland security, United States Air Force Band
- Transporte: Transporte público, Metropolitano, Ônibus urbano
- Saúde e bem-estar: Institutos Nacionais da Saúde, Vida e Saúde, Consultant (medicine)
- Educação: Estudante (educação)
- Trabalhadores: Pessoas que viajam para o trabalho diariamente
Foco geográfico
A campanha também demonstrou uma estratégia geográfica específica, concentrando-se em determinados bairros de Belo Horizonte. Os “bairros-alvo” de Fuad são:
- Pirajá
- Nazaré
- Santa Cruz
- Jardim Vitória
- Palmares
- Nova Floresta
- Renascença
- Cidade Nova
- Cachoeirinha
- Ipiranga
- Concórdia
- Guanabara
Até a tarde desta quarta-feira (28), a campanha de Fuad era a única que havia especificado, na plataforma Meta, o direcionamento de seus posts “turbinados”. Apesar disso, até agora, Mauro Tramonte (Republicanos) é o candidato que mais gastou no impulsionamento nas redes.