Tour revela as belezas do Aglomerado da Serra

Passeio pelas vilas e comunidades do aglomerado vai acontecer em 2 de março
Vista panorâmica do Aglomerado da Serra, o maior conjunto de vilas e favelas de Minas Gerais
Aglomerado da Serra é o maior conjunto de vilas e favelas de Minas Gerais (FOTO: Stenio Lima / PBH)

Apreciar Belo Horizonte a partir do Mirante do Serrão; conhecer e ouvir a “verdadeira” Rádio Favela; participar de projetos sociais e, claro, se deliciar com a maravilhosa e diversificada gastronomia local. Estes são alguns dos atrativos do Aglomerado da Serra, o maior conjunto de vilas e favelas de Minas Gerais.

Um imperdível passeio por essa comunidade vem ganhando cada vez mais adeptos na capital. E o próximo já está marcado: sábado,  2 de março.

Porém, antes de mais detalhes a respeito, vale a pena dedicar alguns minutos e conhecer a história por de trás desse “rolê”.

BORA LÁ

Tudo começou há cerca de dois anos, e de uma forma bastante curiosa. O turismólogo Rogério Rêgo, morador há 45 anos do Aglomerado da Serra, foi convidado por um amigo para organizar uma festa de aniversário, digamos diferente.

A “festa” seria uma caminhada até o Pico Belo Horizonte, conforme detalhou ao O Fator “Como o parque das Mangabeiras estava fechado, o caminho deveria ser passando por dentro da favela. Era um grupo de 22 pessoas. Eu contratei dois amigos para ajudar. Fomos lá e fizemos o aniversário lá em cima. E todo mundo adorou. E o irmão do aniversariante, que também é turismólogo, conversou comigo e disse que eu tinha um produto nas mãos”.

VALORIZAÇÃO DA COMUNIDADE

Sem saber, esse foi o primeiro roteiro de muitos que viriam pela frente. Rogério viu ali o surgimento de um projeto, que ganhou até nome: o Serrão Tour.

Desde aquele dia, diversos roteiros foram criados para os turistas. A intenção é mostrar o que o Aglomerado tem de melhor. E tudo feito a pé!

“É um turismo de forma diferente. As pessoas vêm aqui para interagir com a comunidade. Meu trabalho sempre foi esse. Desmistificar o que o pessoal acha que é a favela. E os moradores são bem receptivos”, explicou.

Amigo do turismólogo, o engenheiro Álvaro Goulart, de 65 anos, se encantou com o projeto e sugeriu uma ampliação: “Conheço muitas pessoas que ficaram curiosas com o roteiro, mas não queriam ir a pé. Por isso, sugeri fazer o passeio todo de van”, contou.

“É um projeto espetacular e desmistifica tudo o que pensam do aglomerado da Serra. Vamos ouvir a história local, conhecer projetos e, ainda, degustar a gastronomia local”, continuou Álvaro.

TOUR NO SABADÃO

No sábado, dia 2 de março, o tour no Aglomerado da Serra será feito de van, como sugerido por Álvaro.

O veículo sairá do Centro de Belo Horizonte e seguirá até a Praça do Cardoso. De lá, até o Centro Cultural Marçola, o Mirante do Aglomerado,  a Rádio Favela,  o Centro Cultural Fazendinha e o Mirante Bola de Ouro. Para finalizar, os visitantes poderão saborear o cardápio produzido pelo Chef Bibinha (serão servidos diversos petiscos de comida de boteco).

Mais informações sobre o passeio podem ser conferidas no site do Sympla.

Leia também:

A difícil articulação para Álvaro Damião ser o vice de Fuad

Futebol e Política, juntos, podem fazer um mundo melhor

Quero um amor; um amor maior que eu

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse