Tramonte e Fuad são os pré-candidatos com os eleitores mais consolidados em BH, aponta pesquisa O Fator/Ver

João Leite é conhecido, mas não converte o índice em intenções de voto; com Bruno Engler, acontece o oposto
Foto mostra a fachada da Prefeitura de BH
Um ponto primordial pela insatisfação dos setores e aliados é a postura irredutível de Fleury quanto ao projeto de lei 660/2024, que tramita na Câmara e deve ir à votação em segundo turno na semana que vem. Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) e o prefeito Fuad Noman (PSD), que deve tentar a reeleição, são os pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com os eleitores mais consolidados. É o que expõe a pesquisa O Fator/Ver, em um dos levantamentos contratados por O Fator junto ao Instituto Ver sobre a disputa.

Os eleitores foram questionados se conheciam bem, mais ou menos, de nome ou se nunca haviam ouvido falar de todos os pré-candidatos. Depois, foram perguntados se votariam com certeza, poderiam votar ou não votariam nos mesmos nomes. Tramonte e Fuad tiveram boas porcentagens de eleitores consolidados — isto é, que conhecem e votam neles.

João Leite (PSDB) e Bruno Engler (PL) tiveram números opostos. Enquanto o tucano é bem conhecido, mas não converteu a estatística em intenções de voto, o deputado estadual é menos conhecido, mas está na 2ª colocação no ranking de chances de voto. A seguir, a reportagem destrincha os números.

Tramonte, Leite, Fuad, Viana e Correa

Trinta e sete por cento dos eleitores afirmaram que conhecem bem Mauro Tramonte., enquanto 36% disseram que conhecem mais ou menos e 20% conhecem de nome. Sete por cento nunca ouviram falar do parlamentar, que se notabilizou na apresentação de um programa de TV.

João Leite é o segundo mais bem conhecido, com 29%. Em contrapartida, 33% o conhecem mais ou menos, 29% de nome e 10% nunca ouviram falar. Fuad Noman, por sua vez, é bem conhecido por 22% dos entrevistados. Trinta e quatro por cento dos participantes conhecem mais ou menos o prefeito, enquanto 20% o conhecem de nome. Outros 24% nunca ouviram falar do pessedista.

O senador Carlos Viana (Podemos) é bem conhecido por 19%; 32% o conhecem mais ou menos,; 31% ,de nome; 18% nunca ouviram falar. Já o deputado federal Rogério Correia (PT) é bem conhecido por 16% do eleitorado. 25% o conhecem mais ou menos, 23% de nome e 35% nunca ouviram falar.

Duda, Engler, Gabriel e Luísa

Assim como Rogério, a deputada federal Duda Salabert (PDT) é bem conhecida por 16% dos eleitores. Ela também aparece com 25% de eleitores que a conhecem mais ou menos. Dezenove por cento conhecem a pedetista de nome e 41% nunca ouviram falar da parlamentar.

Engler é o 7º mais bem conhecido, com 10%. Outros 21% o conhecem mais ou menos, 20% de nome e 48% nunca ouviram falar do deputado estadual.

Presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB) é bem conhecido por 6%. Dezessete por cento o conhecem mais ou menos, 20% de nome e 57% dos eleitores nunca ouviram falar do vereador.

Apenas 2% dos entrevistados conhecem bem a pré-candidata Luísa Barreto (Novo). Nove por cento a conhecem mais ou menos, 17% de nome e 72% nunca ouviram falar dela, que foi secretária de Estado de Planejamento e Gestão no governo estadual.

Chances de voto

No segmento “votaria com certeza”, Tramonte lidera, com 34% do eleitorado. Engler tem 26%; Fuad, 21%; Duda, 17%; Rogério, 16%; Viana, 13%; Leite, 12%; Gabriel, 7%; e Luísa, 3%.

Já no segmento “não votaria de jeito nenhum”, Luísa toma frente, com 63%. João Leite tem 62%; Gabriel, 59%; Rogério, 56%; Duda, 55%; Viana, 53%; Engler, 46%; Fuad, 41%; e Tramonte 37%.

Os mais conhecidos

  1. Mauro Tramonte (Republicanos) – 93%;
  2. João Leite (PSDB) – 90%;
  3. Carlos Viana (Podemos) – 82%
  4. Fuad Noman (PSD) – 76%;
  5. Rogério Correa (PT) – 65%;
  6. Duda Salabert (PDT) – 59%;
  7. Bruno Engler (PL) – 52%;
  8. Gabriel Azevedo (MDB) – 43%;
  9. Luiza Barreto (Novo) – 28%.

Os menos conhecidos

  1. Luiza Barreto (Novo) – 72%;
  2. Gabriel Azevedo (MDB) – 57%;
  3. Bruno Engler (PL) – 48%;
  4. Duda Salabert (PDT) – 41%;
  5. Rogério Correa (PT) – 35%;
  6. Fuad Noman (PSD) – 24%;
  7. Carlos Viana (Podemos) – 18%;
  8. João Leite (PSDB) – 10%;
  9. Mauro Tramonte (Republicanos) – 7%.

A pesquisa O Fator /Instituto Ver foi contratada pela Fator Comunicação Ltda. Os dados foram coletados de 2 a 4 de julho, em 972 entrevistas com moradores de Belo Horizonte. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança é de 95%. O levantamento pode ser encontrado na base de dados da Justiça Eleitoral sob o código TRE MG-02358/2024.

Leia também:

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

‘Fala, Fator’ recebe Guilherme Ibraim e repercute segundo debate com candidatos à Prefeitura de BH

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse