Tramonte lidera intenções estimuladas de voto em BH, mostra pesquisa O Fator/Ver

Deputado dispara na frente; Bruno Engler e Fuad Noman aparecem na sequência
Mauro Tramonte Bruno Engler Fuad Noman
Mauro Tramonte, Bruno Engler e Fuad Noman encabeçam disputa pela Prefeitura de BH (Foto: Willian Dias/ALMG + Luiz Santana/ALMG + Rodrigo Clemente/PBH)

O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera as intenções estimuladas de voto para prefeito de Belo Horizonte, com 25% dos entrevistados escolhendo o nome do parlamentar. É o que mostra a pesquisa O Fator/Ver, a primeira de uma série de levantamentos contratados por O Fator junto ao Instituto Ver sobre a disputa da capital. A pesquisa ouviu 972 moradores da cidade entre os dias 2 e 4 de julho.

Na sequência, aparece o deputado estadual Bruno Engler (PL), escolhido por 13%, e o prefeito Fuad Noman (PSD), com 12%. No cenário estimulado, vale lembrar, os eleitores se posicionam a partir de uma lista de pré-candidatos mostrada pelos pesquisadores.

A deputada federal Duda Salabert (PDT) vem na sequência, com 9% dos votos estimulados. Também deputado federal, Rogério Correia tem 8% da preferência dos entrevistados. Depois, aparece o ex-deputado estadual João Leite (PSDB) com 7%. Também há empate técnico entre eles.

O senador Carlos Viana (Podemos) aparece com 6 pontos percentuais no levantamento, enquanto o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB), soma 2%. A ex-secretária Luísa Barreto (Novo) tem 1%.

Eleitores que afirmam que irão votar em branco, anular ou se abster somam 12%. Os indecisos e que afirmaram ainda não saber em quem vão votar aparecem com 7%.

Por causa da margem de erro de 3,1 pontos percentuais, há alguns empates técnicos, como entre Engler e Fuad — e entre Fuad e Duda.

Outro cenário

O levantamento O Fator/Ver apresentou, aos entrevistados, um segundo cenário de disputa, com apenas cinco pré-candidatos: Bruno Engler, Fuad Noman, Gabriel Azevedo, Rogério Correia e Mauro Tramonte.

Nessa conjuntura, Tramonte soma 33% das intenções de voto, ante 15% de Fuad e 14% de Engler. Brancos, nulos e potenciais abstenções representam os mesmos 14%.

Depois, estão Rogério Correia, com 13%, e os indecisos, que somam 8%. Gabriel tem 2%.

Rejeição

A deputada federal Duda Salabert (PDT) aparece na liderança da rejeição dos entrevistados: 49% afirmaram que não votariam nela de jeito nenhum. Na sequência, Rogério Correia (PT) e João Leite (PSDB) aparecem empatados com 48%.

Luísa Barreto (Novo) aparece com 47% de rejeição, acompanhada de perto por Gabriel Azevedo (MDB), com 46%.

Carlos Viana (Podemos) e Bruno Engler (PL) aparecem empatados com 44%. Já o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) pontua com 36% de eleitores que não votariam nele.

O pré-candidato a reeleição Fuad Noman (PSD) aparece com a menor rejeição, com 25% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum.

A pesquisa O Fator/Instituto Ver foi contratada pela Fator Comunicação Ltda. Os dados foram coletados de 2 a 4 de julho, em 972 entrevistas com moradores de Belo Horizonte. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais e para menos, e intervalo de confiança é de 95%. O levantamento pode ser encontrado na base de dados da Justiça Eleitoral sob o código TRE MG-02358/2024.

Leia também:

Mudanças climáticas e eleições municipais

Rogério Correia aposta em ministros de Lula para tentar alavancar campanha em BH

Vale diz a autoridades ter identificado duas trincas em barragem em Ouro Preto

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse