Troca próxima: governo de Minas revoga liberação para secretário de Educação cursar mestrado

Curiosamente, o curso é em Gestão e Avaliação da Educação Pública, já concluído por Rossieli Soares, que vai assumir a pasta
Igor Alvarenga começou na educação como professor de Biologia, foi diretor e subsecretário antes de assumir a Educação de Zema Foto: William Dias/ALMG

De saída do comando da Secretaria de Educação de Minas Gerais, o até então secretário Igor Alvarenga teve revogada autorização para se afastar do cargo para participar de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de sábado (19) e indica que a chegada do novo chefe da pasta, Rossieli Soares, está mais próxima.

A suspensão do afastamento foi solicitada pelo próprio secretário, que precisaria finalizar alguns processos na Educação antes de deixar a cadeira. O mestrado é em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Curiosamente, o curso é o mesmo concluído por Rossieli. O afastamento de Alvarenga de suas funções estaria liberado de 21 de julho a 1 de agosto deste ano.

Comunicado

O secretário foi comunicado da demissão em reunião convocada às pressas pelo vice-governador, Mateus Simões (Novo), no Prédio Tiradentes, conforme revelou O Fator. Alvarenga, aliás, estava em agenda em Juiz de Fora quando precisou voltar a Belo Horizonte.

Depois de informado que deixaria o cargo, embora abatido, voltou à cidade na Zona da Mata. De lá, no dia seguinte, foi para Brasília, onde cumpriu outros compromissos ainda representando o Governo de Minas.

Trajetórias

Alvarenga fica no cargo até que o ex-ministro de Michel Temer e ex-secretário de Educação de São Paulo, Amazonas e Pará, Rossieli Soares, assuma a pasta. O novo comandante da educação é bacharel em Direito e mestre.

O atual secretário, por sua vez, é servidor de carreira. Ele iniciou no Estado como professor de Biologia, foi subsecretário de Articulação Educacional entre 2019 e 2022, até que assumiu o posto máximo da pasta com a saída de Julia Sant’Anna.

Conforme adiantou O Fator, ele foi convidado para assumir um cargo na Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Leia também:

Receita de Minas com IPVA deve crescer quase 17% no ano que vem

Feminicídio: é urgente que governos deem uma resposta rápida

CGU aponta superfaturamento na compra de arroz para merenda escolar em Juiz de Fora

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse