Tucanos consultam filiados sobre ‘incorporação’ do Podemos

Modelo de incorporação tem regras diferentes da fusão entre os partidos, debatida há algum tempo entre as duas direções nacionais
Aécio avalia que a aliança PSDB-Podemos pode recolocar os tucanos no centro do debate político nacional. Foto: Kiko Scartezini

O PSDB enviou a filiados, nesta quinta-feira (5), uma enquete para consultá-los a respeito de uma uma possível incorporação do Podemos ao partido. Nos últimos meses, as negociações com a legenda da presidente Renata Abreu tratavam de eventual fusão.

A enquete sobre a incorporação foi encaminhada aos participantes da 17ª convenção nacional tucana, em Brasília (DF).

Fusão e incorporação são modelos distintos.

“No caso de fusão, os órgãos de direção dos partidos políticos elaboram projetos comuns de estatuto e programa”, diz a Lei dos Partidos Políticos, regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foi o que aconteceu, por exemplo, na união entre PSL e DEM, dando origem ao União Brasil. A incorporação, por sua vez, é quando um partido passa a compor os quadros de outro sem que haja, por exemplo, nova redação de estatuto e mudança de nome. Por esse caminho, o extinto PPL se juntou ao PCdoB após a eleição de 2018.

“No caso de incorporação, nos termos do Código Civil, cabe ao partido político incorporado deliberar, por maioria absoluta de votos, em seu órgão de direção nacional, sobre a adoção do estatuto e do programa de outra agremiação partidária. Adotados o estatuto e o programa da legenda incorporadora, realiza-se, em reunião conjunta dos órgãos nacionais de deliberação, a eleição do novo órgão de direção nacional. Nessa situação, o partido incorporador permanece com o seu nome e sigla, se desejar”, indica o TSE.

Nos bastidores, a aliança entre PSDB e Podemos vem perdendo força e pode acabar não se concretizando.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse