UFSJ teme que Hospital Universitário seja concluído somente em 2026

Detalhes sobre a parceria foram divulgados em coletiva nesta segunda
Hospital Regional de Divinópolis começou a ser construído em março de 2010. Foto: Divulgação.

O Hospital Regional Universitário de Divinópolis, cujas obras estão paradas há mais de 10 anos, pode ficar pronto somente em 2026. Membros da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), que será responsável pela administração da unidade, informaram em coletiva na manhã desta segunda-feira (27) que o Governo de Minas reagendou o prazo de entrega das obras para 18 meses, ou seja, novembro de 2025.

Contudo, o Fator apurou que a própria universidade teme que o cronograma atrase mais uma vez. Alguns representantes da UFSJ, inclusive, já trabalham com a possibilidade de assumir a gestão em 24 meses, ou seja, maio de 2026.

Detalhes

Detalhes sobre o funcionamento do hospital universitário também foram divulgados na coletiva desta segunda-feira. A nova unidade vai oferecer 209 leitos, com capacidade de atendimento estimada a mais de 42 mil pessoas.

O acordo entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Ministério da Educação e a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está fechado e será assinado em breve. O governo mineiro vai repassar recursos visando a aquisição de equipamentos e mobiliário. 

Além disso, será responsável por concluir a obra do Hospital Regional de Divinópolis e efetivar a doação da unidade para a UFSJ, que administrará a unidade por meio da Ebserh.

Polêmica

Uma reunião na semana passada em Brasília selou o acordo para que a unidade funcione como hospital universitário. O anúncio feito pelo prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), gerou enorme desgaste com aliados do presidente Lula (PT) no Centro-Oeste mineiro. O vídeo, que contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, não teve a presença de políticos de esquerda.

A deputada Lohanna (PV), presente na coletiva desta segunda, falou sobre a polêmica: “os nomes que trabalharam para essa conquista são aliados do presidente Lula. Agora, o povo não é bobo. Eles sabem quem não fez nada e chegou de para-quedas”, disse.

Leia também:

Ex-deputado Narcio Rodrigues vira réu por suposto desvio em convênio em MG

A viagem de José Dirceu a Belo Horizonte

MPF vai investigar invasões e ameaças contra indígenas Pataxó em MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse