União Brasil quer indicar substituto de Barral na Secretaria de Educação de BH

Segundo interlocutores da legenda, prerrogativa de indicar um novo nome seguiria sendo do partido do prefeito Álvaro Damião
Prefeito Álvaro Damião (União Brasil)
Prefeito Álvaro Damião (União Brasil) definirá o novo secretário municipal de Educação após retornar de Lima, no Peru, onde participa de um seminário internacional sobre Parcerias Público Privadas (PPPs). Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Interlocutores do diretório nacional do União Brasil já fizeram chegar à Prefeitura de Belo Horizonte que o partido não abre mão de indicar o novo secretário de Educação do município. A pasta está sendo conduzida internamente desde quinta-feira (3), quando o então secretário, Bruno Barral, foi afastado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por conta de uma investigação da Polícia Federal por corrupção. Mais tarde, naquele dia, Barral pediu exoneração do cargo.

Barral foi indicado ao posto pelo próprio União Brasil em abril de 2024. A investigação da PF, como já mostrou O Fator, revelou que o empresário José Marcos Moura, conhecido como o “Rei do Lixo” em Salvador, negociou diretamente com o então prefeito Fuad Noman (PSD) para indicar Barral à secretaria de Educação.

Segundo interlocutores do União Brasil, a prerrogativa de indicar um novo nome seguiria sendo do partido mesmo com a situação envolvendo Barral. O partido também conta com outros quadros na prefeitura, inclusive o do prefeito Álvaro Damião, filiado desde sua fundação após a fusão entre Democratas e PSL.

Antes de chegar em Belo Horizonte, Bruno Barral atuou como secretário de Educação da Prefeitura de Salvador, durante a gestão de ACM Neto (União). Por lá, é suspeito de ter direcionado licitações para favorecer um grupo empresarial ligado ao Rei do Lixo.

Correndo por fora

O União não é o único partido de olho na pasta. Pelo que O Fator apurou, o PT discute internamente a possibilidade de oferecer um nome a Damião. Os petistas ocupam quatro cadeiras na Câmara, sendo a segunda maior bancada do Legislativo municipal.

Internamente, Damião já teria sinalizado querer a professora universitária e assessora especial Natália Raquel Ribeiro Araújo como titular da pasta de Educação. Candidata a vereadora pelo PSD nas eleições de 2024, Natália foi subsecretária de Educação entre 2017 e 2022, e internamente é tida como uma servidora de confiança do prefeito.

Apesar das movimentações partidárias, a definição do novo secretário municipal de Educação não deve ser concretizada nesta semana. Álvaro Damião lidera a comitiva da prefeitura em um evento organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Lima, no Peru. O retorno do prefeito está marcado para esta sexta-feira (11).

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse