A mineradora Vale e a Nutribom Empreendimentos firmaram um memorando de entendimento para transformar parte da antiga Mina de Águas Claras, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em um polo de eventos, cultura e lazer. O acordo foi anunciado pelas empresas nesta sexta-feira (19).
Para desenvolver o projeto, a Nutribom utilizará o prédio administrativo da antiga mina. A área adjacente ao edifício também será incorporada à proposta.
A iniciativa compõe o Projeto MAC Uso Futuro, da Vale, voltado à nova destinação da área minerária desativada, com foco em desenvolvimento sustentável e participação da comunidade.
O acordo entre Vale e Nutribom prevê a realização de estudos de viabilidade técnica, jurídica e operacional para a cessão em comodato de uma área total de aproximadamente 30 mil metros quadrados (m²).
O prédio administrativo tem 4 mil m². O restante do espaço diz respeito a uma área que inclui vista para a Serra do Curral e para a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Mata do Jambreiro.
Papel da Nutribom
Caberá à Nutribom desenvolver o potencial do espaço para receber eventos sociais, empresariais e culturais. A empresa administra há oito anos o Expominas, em Belo Horizonte.
“A integração com outro equipamento na Região Metropolitana gerido pela Nutribom, que poderá explorar oportunidades de lazer, cultura e esportes alinhadas aos interesses da comunidade foi determinante para que possamos iniciar a avaliação de viabilidade com esse parceiro”, destaca Gustavo Roque, Gerente Geral de Uso Futuro da Vale.
A mina de Águas Claras foi desativada em 2002. O complexo é gerido pela Vale desde 2006 e tem, ao todo, 2 mil hectares.
De acordo com a companhia, o projeto que terá a participação da Nutribom foi construído a partir de um processo participativo que já envolveu mais de 14 mil pessoas. A criação de um espaço aberto dedicado à cultura, ao lazer e à contemplação da natureza é, de acordo com a companhia, resposta a demandas registradas nas consultas à comunidade local.
Outras propostas
O projeto da Vale para a ressignificação da área da antiga minas inclui iniciativas como
- Ampliação do Parque da Serra do Curral por meio da cessão de 108 mil m² de áreas verdes;
- Construção de um Bike Park com 30 mil m² divididos entre pistas, área de convivência e instalações para eventos esportivos;
- Polo agrícola sustentável para produzir 20 mil toneladas mensais de hortaliças e ações educativas;
- Hotel-escola com capacidade para formar 600 profissionais ao ano em gastronomia e hospitalidade.
