Vale reduz nível de emergência de barragem em Ouro Preto após descaracterização

A Grupo integra um conjunto de estruturas que utilizam o método de alteamento a montante
A Barragem Grupo é uma das 14 estruturas restantes do programa de descaracterização da Vale. Foto: Divulgação
A Barragem Grupo é uma das 14 estruturas restantes do programa de descaracterização da Vale. Foto: Divulgação

A Vale S.A. comunicou as autoridades, nesta terça-feira (12), sobre a redução do nível de emergência da Barragem Grupo, localizada na Mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG), passando do nível 2 para o nível 1. A mudança foi validada pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

De acordo com o ofício enviado a autoridades, “a melhora das condições de estabilidade foi possível graças ao avanço do processo de descaracterização, com a remoção de mais de 1,48 milhões de metros cúbicos de rejeito até o momento, o que corresponde a cerca de 60% do volume total que será removido do reservatório”.

A Barragem Grupo integra um conjunto de estruturas que utilizam o método de alteamento a montante, técnica que deve ser descaracterizada conforme a Política Nacional de Segurança de Barragens e compromissos firmados com órgãos públicos. A Vale prevê concluir a descaracterização desta barragem em 2025.

A estrutura conta com medidas de segurança, incluindo uma Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) vigente, capaz de conter todo o rejeito em caso de eventual ruptura. O monitoramento é realizado 24 horas por dia através do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da companhia.

A Barragem Grupo é uma das 14 estruturas restantes do programa de descaracterização da Vale. Desde 2019, a empresa já concluiu a descaracterização de 16 barragens, sendo 13 em Minas Gerais e três no Pará, representando 53% do total previsto de 30 estruturas.

O comunicado foi encaminhado aos órgãos reguladores e fiscalizadores, seguindo as diretrizes do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e a legislação vigente.

Leia também:

A quadrilha que causou ‘tensão’ entre um deputado e a Polícia Legislativa da ALMG

Prefeito acusa Samarco de descumprir prazos para obras corretivas no entorno de Candonga

Os dados alarmantes do relatório final de fiscalização do TCE em unidades de saúde de MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse