A Vale S.A. comunicou as autoridades, nesta terça-feira (12), sobre a redução do nível de emergência da Barragem Grupo, localizada na Mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG), passando do nível 2 para o nível 1. A mudança foi validada pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
De acordo com o ofício enviado a autoridades, “a melhora das condições de estabilidade foi possível graças ao avanço do processo de descaracterização, com a remoção de mais de 1,48 milhões de metros cúbicos de rejeito até o momento, o que corresponde a cerca de 60% do volume total que será removido do reservatório”.
A Barragem Grupo integra um conjunto de estruturas que utilizam o método de alteamento a montante, técnica que deve ser descaracterizada conforme a Política Nacional de Segurança de Barragens e compromissos firmados com órgãos públicos. A Vale prevê concluir a descaracterização desta barragem em 2025.
A estrutura conta com medidas de segurança, incluindo uma Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) vigente, capaz de conter todo o rejeito em caso de eventual ruptura. O monitoramento é realizado 24 horas por dia através do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da companhia.
A Barragem Grupo é uma das 14 estruturas restantes do programa de descaracterização da Vale. Desde 2019, a empresa já concluiu a descaracterização de 16 barragens, sendo 13 em Minas Gerais e três no Pará, representando 53% do total previsto de 30 estruturas.
O comunicado foi encaminhado aos órgãos reguladores e fiscalizadores, seguindo as diretrizes do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e a legislação vigente.