Os vereadores de Belo Horizonte já escolheram os seus indicados para receber o Grande Colar do Mérito Legislativo, principal honraria concedida pela Câmara Municipal. Na edição de 2025, os homenageados vão do prefeito da capital, Álvaro Damião (União Brasil), ao fundador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. A relação com os agraciados consta em um documento obtido por O Fator.
Damião foi indicado pelo vereador Juninho Los Hermanos (Avante), enquanto a homenagem a Stédile partiu de Bruno Pedralva (PT). Outro nome que chama a atenção é o do deputado federal Bruno Ganem (Podemos-SP), primo de Lucas Ganem (Podemos), autor da indicação. O vereador enfrenta um processo no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) movido pelo ex-vereador Rubem Rodrigues de Oliveira Júnior, o Rubão, também do Podemos.
A ação pede a cassação do mandato sob a alegação de fraude na declaração de domicílio eleitoral. O Fator teve acesso aos autos e aos argumentos de ambas as partes, e explica ponto a ponto o caso — detalhando que a defesa de Ganem evitou rebater diretamente a principal acusação: ele nunca teria morado de fato em Belo Horizonte.
Engler também foi indicado
Derrotado no segundo turno das eleições de 2024 pela chapa liderada por Fuad Noman (PSD) e Álvaro Damião (União Brasil), o deputado estadual Bruno Engler (PL) será homenageado por seu correligionário, vereador Vile dos Santos. Já Diego Sanches (Solidariedade) indicou o secretário municipal de Governo, Guilherme Daltro, para receber a condecoração.