Vereadores esperam fim da missão de Damião na China para cobrar cargos cobiçados na PBH

Próxima semana será de negociações entre o núcleo político da Prefeitura e os parlamentares que ajudaram a derrubar o Tarifa Zero
cmbh
Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), regressa da China, onde cumpre missão oficial, no próximo sábado (18). Com o chefe do Executivo fora do país, vereadores que ajudaram a derrubar o Tarifa Zero se articulam para negociar com o prefeito, já na semana que vem, a nomeação de aliados para postos ocupados por indicações dos 10 parlamentares que, no início do mês, opinaram pela aprovação do projeto.

Um dos cargos mais “cobiçados” é o de diretor de Inclusão Digital da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). O posto era ocupado, até semana passada, por Mateus Santos Machado, ex-assessor do vereador Edmar Branco (PCdoB). A diretoria é vista como estratégica por parlamentares em razão de seu alcance junto a vilas e favelas de todas as regiões da cidade.

Também ligado a Branco, o ex-coordenador adjunto da Regional Nordeste, Manuel Arnesino, foi exonerado um dia após a votação do projeto que previa implantar a gratuidade nos ônibus municipais.

Vereadores próximos a Damião também buscam espaço na Fundação Municipal de Cultura (FMC). A presidente, Bárbara Boff, e o vice-presidente, Gustavo Bones, foram chancelados pela vereadora Cida Falabela (Psol). Procurada pela reportagem, a vereadora disse que “não acredita que teremos retrocessos” no setor cultural.

Outro cargo em disputa é a diretoria de Políticas para as Juventudes, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Apesar de ser filiada ao PSB, a ex-diretora, Laura Luiza Costa, também desligada da gestão municipal em 4 de outubro, integrou a campanha do vereador Helton Júnior (PSD). O parlamentar, inclusive, foi substituído por Diego Sanches (Solidariedade) na vice-liderança do governo na Câmara.

No caso do vereador Wagner Ferreira (PV), a “retaliação” veio com as exonerações de José Maria de Souza e Tatiane Rodrigues Lúcio Tadielo, da secretaria municipal de Relações Institucionais, além de Wellington Vasconcelos Tadielo e Carlos César Gonçalves, que deixaram a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse