O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), regressa da China, onde cumpre missão oficial, no próximo sábado (18). Com o chefe do Executivo fora do país, vereadores que ajudaram a derrubar o Tarifa Zero se articulam para negociar com o prefeito, já na semana que vem, a nomeação de aliados para postos ocupados por indicações dos 10 parlamentares que, no início do mês, opinaram pela aprovação do projeto.
Um dos cargos mais “cobiçados” é o de diretor de Inclusão Digital da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). O posto era ocupado, até semana passada, por Mateus Santos Machado, ex-assessor do vereador Edmar Branco (PCdoB). A diretoria é vista como estratégica por parlamentares em razão de seu alcance junto a vilas e favelas de todas as regiões da cidade.
Também ligado a Branco, o ex-coordenador adjunto da Regional Nordeste, Manuel Arnesino, foi exonerado um dia após a votação do projeto que previa implantar a gratuidade nos ônibus municipais.
Vereadores próximos a Damião também buscam espaço na Fundação Municipal de Cultura (FMC). A presidente, Bárbara Boff, e o vice-presidente, Gustavo Bones, foram chancelados pela vereadora Cida Falabela (Psol). Procurada pela reportagem, a vereadora disse que “não acredita que teremos retrocessos” no setor cultural.
Outro cargo em disputa é a diretoria de Políticas para as Juventudes, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Apesar de ser filiada ao PSB, a ex-diretora, Laura Luiza Costa, também desligada da gestão municipal em 4 de outubro, integrou a campanha do vereador Helton Júnior (PSD). O parlamentar, inclusive, foi substituído por Diego Sanches (Solidariedade) na vice-liderança do governo na Câmara.
No caso do vereador Wagner Ferreira (PV), a “retaliação” veio com as exonerações de José Maria de Souza e Tatiane Rodrigues Lúcio Tadielo, da secretaria municipal de Relações Institucionais, além de Wellington Vasconcelos Tadielo e Carlos César Gonçalves, que deixaram a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.