Visita de dirigente a Minas impulsiona articulações por federação entre Cidadania e PSB

Avaliação de dirigentes do Cidadania é que, sozinha, a agremiação dificilmente superaria a cláusula de barreira em 2026
Comte Bittencourt
Presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt esteve em Minas Gerais na última semana. Foto: Cidadania

Ainda que oficialmente vigente até abril de 2026, a federação PSDB/Cidadania, hoje, só existe no papel. Enquanto os tucanos avançam na consolidação de uma fusão com o Podemos, o Cidadania, sucessor do Partido Popular Socialista (PPS), caminha para anunciar, já em 2025, uma federação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em conversas com O Fator, representantes mineiros das direções nacionais das duas legendas confirmaram as articulações.

Pelo lado do Cidadania, a aliança é tida como uma questão de “sobrevivência”. O presidente nacional do partido, Comte Bittencourt, esteve em Minas Gerais na última semana, como parte de uma agenda de viagens que tem feito pelos principais estados do país.

O desejo inicial do Cidadania era disputar sozinho as eleições de 2026. A avaliação da maioria dos dirigentes da legenda, entretanto, é que a agremiação dificilmente superaria a cláusula de barreira, que exigirá que os partidos obtenham mais de 2,5% dos votos para deputado federal em pelo menos nove dos 27 estados.

Já por parte do PSB, a aliança com o Cidadania é vista como parte de uma estratégia para fortalecer o campo em torno do próximo presidente nacional do partido, o prefeito de Recife (PE) João Campos. Os socialistas se articulam para lançar candidaturas aos governos de alguns dos maiores estados do Brasil, entre eles Minas Gerais.

O presidente estadual do PSB, prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto, o Otacilinho, mantém conversas, por exemplo, com o senador Rodrigo Pacheco (PSD) e com o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Leite (MDB).

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse