Zema confirma apoio a Engler no 2° turno da eleição em BH

União foi oficializada pelo governador nesta quinta-feira (17), ao ser questionado por jornalista em Sete Lagoas
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema
Zema confirmou apoio ao PL em BH. Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou, nesta quinta-feira (17), o apoio ao deputado estadual Bruno Engler (PL) no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Zema oficializou a aliança com Engler durante uma agenda em uma casa de saúde de Sete Lagoas, na Região Central do estado.

“Apoio político é algo que você sempre tem de fazer com muito critério, para ter um alinhamento. Meu apoio, que inclusive estarei manifestando — estivemos ontem juntos — é ao candidato Bruno Engler, que tem uma proposta mais semelhante à minha. O que Bruno Engler quer para Belo Horizonte é um secretariado técnico. Bruno Engler é um jovem de grande potencial e que pode somar muito ao desenvolvimento de BH”, disse, após ser questionado por um repórter a respeito da corrida eleitoral na captial mineira.

A conversa com Engler citada por Zema aconteceu, mas não terminou com o martelo batido. Até a declaração pública de apoio do governador, as partes trabalharam para aparar arestas em prol de um acordo — havia, por exemplo, pleito do Novo por uma maior adesão de deputados estaduais do PL a pautas encaminhadas pelo Executivo à Assembleia Legislativa.

A agenda em Sete Lagoas aconteceu para que Zema pudesse inaugurar um tomógrafo instalado no Centro Avançado de Radiologia Diagnóstica e Terapêutica do Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato.

O PSD, partido do prefeito Fuad Noman, rival de Engler no segundo turno, faz parte da base de apoio a Zema na Assembleia. Como já havia mostrado O Fator, os pessedistas não pretendem desembarcar da coalizão governista por causa da aliança entre Novo e PL. Há, inclusive, entre aliados de Fuad, a avaliação de que o apoio de Zema não trará impactos significativos à eleição em BH.

Leia também:

Deputados vão votar projeto de refinanciamento das dívidas estaduais nesta terça-feira (10)

Após 5 meses, comissão aprova relatório crítico ao acordo da Vale em Brumadinho

Deputado do PSOL pede vista para salvar projeto de câmeras policiais

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse