O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nomeou, neste sábado (15), o ex-deputado federal Marcelo Aro (PP) para chefiar a secretaria de Estado de Governo. O ato consta no Diário Oficial do Estado. Aro também foi designado para responder pela secretaria de Estado de Casa Civil, setor que já liderava antes da ida para a pasta de Governo.
Zema ainda oficializou a exoneração do ex-secretário de Governo, Gustavo Valadares (PMN). Com a saída do Palácio Tiradentes, Valadares, que ocupava assento no secretariado desde julho do ano retrasado, voltará a exercer mandato na Assembleia Legislativa.
O desembarque de Valadares do governo veio a público na quarta-feira (12). Uma sequência de atritos políticos fez o deputado estadual licenciado deixar o poder Executivo. O estopim para as dissonâncias de Valadares com a Assembleia aconteceu na semana passada, quando Noraldino Júnior (PSB) foi nomeado líder do bloco “Avança Minas”, uma das coalizões de apoio a Zema na Casa. O então secretário de Governo demonstrou insatisfação com a escolha, patrocinada pelo presidente do Parlamento, Tadeu Leite (MDB).
A troca de Valadares por Aro é a 23ª mudança no secretariado de Zema desde o início do primeiro mandato do político do Novo, em 2019. O ex-deputado do PP será o quinto titular da pasta de Governo. Antes dele e de Valadares, a pasta foi liderada por Custódio Mattos (janeiro a agosto de 2019), Bilac Pinto (agosto de 2019 a março de 2020) e Igor Eto (março de 2020 a julho de 2023).