Criticada por analistas e políticos, a nova estratégia digital de Romeu Zema (Novo) parece estar dando resultado – pelo menos em números nas redes. Um levantamento feito pela BN3 Marketing mostra que o governador de Minas Gerais aparece como um dos principais nomes em engajamento no Instagram entre os pré-candidatos à Presidência da República, com dados referentes a julho de 2025.
Segundo o relatório, Zema ficou em terceiro lugar no ranking de interações na plataforma, atrás apenas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
No período, Zema somou 1.775.780 interações em 59 publicações, ultrapassando figuras como Ronaldo Caiado (União), Michelle Bolsonaro (PL) e Ratinho Júnior (PSD).
O levantamento considerou a soma de curtidas, comentários e compartilhamentos em posts públicos entre 1º e 30 de julho. Além do engajamento bruto expressivo, Zema conquistou mais 57.123 seguidores, o que representa um crescimento de 3,19% em sua base, a maior taxa de crescimento percentual entre os principais nomes do ranking. Também foi um dos que mais postou na rede, ficando atrás apenas de Lula e Ratinho em volume de publicações.
O desempenho ocorre em meio a uma reestruturação na comunicação do governador, que passou a ser assessorado pelo marqueteiro Renato Pereira. Com histórico em campanhas de figuras do centro e da direita, Pereira adotou linha mais dura em defesa de pautas conservadoras. As manifestações públicas de Zema, especialmente críticas ao Judiciário e solidárias a Jair Bolsonaro após a última operação da Polícia Federal contra o ex-presidente, ilustram o reposicionamento.
A nova estratégia busca ocupar espaço junto ao eleitorado bolsonarista, diante da possível ausência de Jair Bolsonaro na eleição de 2026.