O Fator: nada do que foi será, do jeito que já foi um dia

Hoje estreia o site que será – anotem! – a melhor e mais influente “página de nicho” (negócios, política e Poder Público) de Minas Gerais

No começo dos anos 2000, fez um sucesso danado uma espécie de poema – ou canção, não estou bem certo -, do excelente Pedro Bial, chamado “Filtro Solar”. Era um troço bacaninha, meio autoajuda, e me lembro especialmente de um trecho, pois à época já me tocava bastante:

“Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam, aos 22 anos, o que queriam fazer da vida. Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço, ainda não sabem”.

Hoje, não posso dizer que não sei o que quero da vida. Mas tudo o quero agora, não necessariamente é o que irei querer amanhã. Após 24 anos como empresário, em sequência a 12 anos como executivo de uma multinacional alemã, mergulho de vez na comunicação. Será minha derradeira e definitiva empreitada? Duvido. Mas que seja, como ensinou o poeta, “eterna enquanto dure”.

O FATOR

Em 2014, comecei a escrever publicamente. Em 2016, fui convidado pelos Diários Associados a hospedar o blog “Opinião Sem Medo” no Portal UAI. Em 2018, me tornei colunista do jornal Estado de Minas e do mesmo Portal. Em 2020, foi a vez do site da IstoÉ me honrar com o convite para colunista. Em 2022, a versão impressa da revista passou a me ter em suas páginas. Este ano, mais uma honraria: escrever para a revista Encontro, de Belo Horizonte. Sem falar em uma incrível jornada de 14 meses na Rádio Itatiaia, de onde saí para a Rede 98, ambas mineirinhas como eu (tá bem, sou brasiliense, confesso).

Neste sábado (9/12), estreia extraoficialmente o site O Fator, que será – anotem! – o melhor e mais influente “site de nicho” (negócios, política e Poder Público) de Minas Gerais. Por que extraoficialmente? Bem, porque o lançamento oficial será em fevereiro/março do ano que vem. Até lá, eu e Lucas Ragazzi (um capítulo à parte) iremos publicar em regime de “soft opening”, fazendo ajustes técnicos, aprendendo a operar o publicador e homologando a página.

O site não me livrará do fardo empresarial, pois um negócio como qualquer outro com receitas, despesas, impostos e a rotina inerente a uma empresa. Mas meu foco será o jornalismo, e não mais a atividade comercial. Meu trabalho será levar conteúdo de excelência (na velocidade e objetividade que os novos tempos exigem) a um público altamente exigente e qualificado.

AMIGOS PARA SEMPRE

Apuração, informação e opinião! Nada, ou muito pouco, de “hard news”. Absolutamente nada de achismos e suposições. Nada de pop-ups e banners irritantes de publicidade, piscando sem parar. Leitura simples, objetiva, refinada. Bastidores exclusivos e opiniões “sem medo”, às vezes, admito, um pouco malcriadas, hehe. O Fator, repito, será o melhor e mais influente site (em seu segmento) de Minas. Arrogância minha? Exagero meu? Bem, pela trajetória acima, acho que não. E pelo sócio que irá me acompanhar, menos ainda.

Lucas Ragazzi dispensa comentários. Um Puta Profissional não com um, mas com dois Ps maiúsculos. Um garoto maravilhoso, carismático, companheiro. O genro que todo pai gostaria. Conheci-o na Itatiaia e imediatamente fiquei impressionado com a qualidade do seu trabalho. Mais impressionado ainda com a quantidade de “bastidores” diários a que tinha acesso. Eu me considero o sujeito da música do Roberto Carlos (eu quero ter um milhão de amigos…), pois sou abençoado por tantos queridos ao meu redor, mas o Lucas, na boa, um milhão é fichinha.

Tornamo-nos próximos rapidamente. “O santo bateu”, como dizem. E o Galo grudou! Recentemente, após me confidenciar que deixara a Rádio para empreender no jornalismo, não titubeei e o convidei para este projeto. Eu acabara de ser orientado pelos Diários Associados a “buscar novos desafios”, desde que em outro lugar. Ou seja: vaza! (eis uma pequena amostra do que terão por aqui: sinceridade na veia; sempre).

Eu planejava um site próprio, apenas de opinião. Ao me ouvir, Lucas imaginou e desenhou o formato deste O Fator; e cá estamos. Uma dobradinha do acaso que o destino uniu. Uma dupla a la Paulinho e Hulk – ele o Hulk, é claro. Amigos um do outro. Amigos de vocês. Amigos para sempre, espero. Que rufem os tambores, pois lá vamos nós.

Leia também:

TJMG arquiva ação que acusava Caporezzo de violência política contra deputadas

Promotor arquiva notícia de fato que contestava aumento em plano de saúde da Cemig

Oposição começa obstrução para valer em favor do PL da Anistia

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse