Codemge pode perder Thiago Toscano para Itaminas

Não é de hoje que o jovem executivo é cortejado por pesos-pesados da economia nacional
Presidente da Codemge, Thiago Toscano deverá seguir para a iniciativa privada
Presidente da Codemge, Thiago Toscano deverá seguir para a iniciativa privada (Foto: Divulgação)

Praticamente já não se trata mais de se, mas quando o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano, deixará o comando da estatal para possivelmente assumir a gigante Itaminas, empresa de extração e processamento de minério de ferro, fundada no final dos anos 1950 em Sarzedo (MG).

Dentro do governo mineiro dá-se como praticamente certa a saída, e nomes de substitutos começam a ser estudados pela cúpula de Zema. Dentre os favoritos, o atual Diretor de Gestão de Ativos e Mercado, Sérgio Lopes Cabral, Bacharel em Ciências Econômicas e pós-graduado em Gestão de Controle Empresarial, além de MBA’s em Finanças e Executivo.

Com larga experiência profissional em empresas públicas e privadas de grande porte, Sérgio conta com amplo apoio dentro da própria companhia, já que reconhecidamente capaz, bem como próximo da direção atual. Em seu favor pesam, também, o temperamento cordial e agregador, além de invejável qualificação técnica.

Toscano é tido como uma espécie de garoto prodígio, dentro e fora do governo. Recentemente, esteve próximo de assumir a secretaria de Fazenda de Minas Gerais. Além disso, foi formalmente convidado por políticos influentes e empresários de peso, para se filiar a um partido e concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte em outubro que vem.

Não é de hoje que o jovem executivo é cortejado por pesos-pesados da economia nacional. Com belos trabalhos de gestão pública nas prefeituras de Belo Horizonte e São Paulo, a vocação para servidor público, porém, sempre falou mais alto e Toscano nunca se importou em trocar salários de seis dígitos pela remuneração “modesta” dos governos.

O trabalho que desenvolveu na Codemge não só é visível pelos números extremamente positivos, como respeitado pelo porte e qualidade das realizações. Não à toa, portanto, a proposta aparentemente irrecusável (financeira e profissional) da Itaminas, que encontra um Thiago ainda impactado pelo nascimento do terceiro filho, Miguel, no último dia 4 de abril.

A Itaminas é uma das maiores mineradoras do País, tendo sido recentemente adquirida por três grandes e respeitados empresários locais: Argeu Géo (e Família), Rodrigo Gontijo e Daniel Vorcaro (Banco Master, Atlético Mineiro SAF e BeFly, entre outros negócios). O momento não poderia ser mais oportuno, portanto, para a empresa e Toscano.

Leia também:

TJMG arquiva ação que acusava Caporezzo de violência política contra deputadas

Promotor arquiva notícia de fato que contestava aumento em plano de saúde da Cemig

Oposição começa obstrução para valer em favor do PL da Anistia

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse