Depois de meses de conversas e articulações a federação PSDB-Cidadania definiu: apoiará a reeleição de Fuad Noman (PSD) em Belo Horizonte. O martelo foi batido neste domingo (4) pelo deputado federal Aécio Neves, que tomou a decisão.
Até esse domingo, PSDB e Cidadania mantinham tratativas com Fuad e também com Gabriel Azevedo (MDB). O presidente dos tucanos em Minas, Paulo Abi-Ackel, vinha encabeçando as conversas com as candidaturas.
Com o retorno de Aécio a Minas, no final desta semana, no entanto, o ex-governador tomou as rédeas. Conversou com seu ex-secretário de Estado, Danilo de Castro, que coordena a campanha de Fuad, e gostou do que ouviu. A decisão fará com que a federação retire a pré-candidatura a prefeito do ex-deputado estadual João Leite (PSDB). Ainda segundo apurou O Fator, o anúncio oficial da aliança será feito nesta segunda-feira (5).
Entre outras coisas, Aécio pediu um aceno de Fuad ao partido e a possibilidade de abrirem conversas para 2026 – o ex-governador de Minas Gerais nutre o sonho de se candidatar ao Executivo estadual. Fuad topou e divulgou uma carta aberto neste sábado (3) chamando o PSDB a apoiá-lo.
A entrada do PSDB-Cidadania na campanha de Fuad é um ganho até relevante principalmente no tempo de propaganda na televisão e rádio: o prefeito, agora, terá o terceiro maior tempo, atrás apenas de Bruno Engler (PL) e Rogério Correia (PT).
Além de PSD, PSDB e Cidadania, a coligação liderada por Fuad Noman tem as presenças de União Brasil, PRD, Avante, Agir e Solidariedade. O candidato a vice será o vereador Álvaro Damião (União Brasil).