Candidato à reeleição, prefeito do interior mineiro não terá adversários nas urnas

Prefeito de Nova Era, Txai Silva (Rede) vai concorrer sozinho; vice relata surpresa com ausência de oponentes
O cenário de candidatura única foi se desenhando nos últimos dois meses | Foto: Divulgação Prefeitura de Nova Era

Com uma população de pouco mais de 17 mil habitantes, a cidade de Nova Era, na Região Central de Minas Gerais, está prestes a vivenciar um fenômeno raro em tempos de polarização política: nas próximas eleições municipais, o pleito terá um único candidato a prefeito. Trata-se de Txai Silva (Rede), que vai concorrer à reeleição. Ao lado dele, estará o atual vice, Moriá Benevides (PP)

O cenário de candidatura única foi se desenhando nos últimos dois meses. Quando começaram o mandato, eles suspeitavam que os outros quatro adversários das eleições de 2020 pudessem se organizar em torno de uma candidatura única, o que não aconteceu.

“Oposição existe, mas nem nos nossos melhores sonhos esperávamos por uma situação dessas”, disse Moriá, em conversa com O Fator.

Quando venceu o pleito de 2020, Txai tinha 28 anos; Moriá, 29. A dupla derrotou candidatos apoiados por grupos políticos tradicionais da cidade — até por ex-prefeitos — somando 4.524 votos, 42,4% do total.

Txai, cientista político formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), já trabalhou com o ex-deputado estadual Paulo Lamac (Rede) na Assembleia de Minas Gerais (ALMG). Depois, teve uma passagem pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e, antes de virar prefeito de Nova Era, assessorou a deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede).

Moriá, por sua vez, foi o vereador mais votado da cidade nas eleições de 2016. Antes, ele trabalhou como assessor de comunicação da prefeitura, mas vive a política desde criança, em casa. Seu pai foi vereador por dois mandatos na cidade.

“É uma vocação que vem de cedo”, disse.

O cenário de candidatura única deve se repetir em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Por lá, apenas o atual prefeito, Luís Eduardo Falcão (Novo), registrou chapa.

Leia também:

A opinião de Mateus Simões sobre o escolhido por Zema para chefiar o MPMG

Novo procurador-geral de Justiça de Minas é o primeiro promotor escolhido para o cargo

A quadrilha que causou ‘tensão’ entre um deputado e a Polícia Legislativa da ALMG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse