Com direção nacional do Podemos em cima do muro, Nely e Viana chegam a ‘acordo’ após impasse em BH

Direção nacional da sigla não tomou lado no embate sobre vice em BH, mas ressaltou ‘apoio’ e ‘prioridade’ à candidatura do senador
Nely e Viana estão em crise pela indicação da vice na candidatura à PBH. Foto: Divulgação
Nely e Viana deflagraram crise por causa de indicação da vice na candidatura à PBH. Foto: Divulgação

As reuniões da direção nacional do Podemos com o senador licenciado Carlos Viana e, depois, com a deputada federal Nely Aquino, resultaram na divulgação, nesta quinta-feira (15), de uma nota pública em que a cúpula da agremiação tenta se manter “em cima do muro” na disputa interna da legenda. Segundo apurou O Fator, houve um “acordo” entre Viana e o grupo de Nely. A construção passa pela manutenção da ativista Renata Rosa como vice do parlamentar na corrida à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Os recursos do partido serão enviados normalmente à chapa e, depois, há possibilidade de Renata pedir renúncia para dar lugar a Kika da Serra, nome defendido por Viana para acompanhá-lo na disputa pelo Executivo. Renata Rosa, cabe lembrar, tem a candidatura a vice endossada por Nely.

O manifesto da Executiva nacional do Podemos reitera o apoio à candidatura de Viana à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), mas também não cita a possibilidade de intervenção na divergência entre os grupos.

“Nesta semana, em reunião na capital federal, todos os representantes do partido em Minas Gerais se comprometeram a dialogar, trabalhar e unificar os esforços para o sucesso na eleição municipal. A executiva nacional também reafirma a importância de Minas Gerais nos planos de crescimento do Podemos – 20 – e entende que o diálogo é sempre o melhor caminho para o sucesso nas eleições”, lê-se no texto.

Renata já foi, inclusive, apontada como candidata vice na chapa de Viana na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embora a ativista tenha sido anunciada pelo partido como concorrente ao cargo, o senador licenciado chegou a divulgar um comunicado em que apontava Kika da Serra como sua companheira de chapa.

O nome de Renata Rosa surgiu como opção para a vice de Viana no início deste mêss, durante a convenção do Podemos. Antes, a ideia era lançar o empresário Fred Aisc, do DC, como parceiro do senador. Diante da dúvida entre Renata e Aisc, os filiados à legenda decidiram entregar a tarefa de bater o martelo à Executiva municipal da sigla.

Kika, portanto, se tornou o terceiro nome vinculado ao posto de vice de Viana. Ela é líder comunitária no Aglomerado da Serra.

Leia também:

A opinião de Mateus Simões sobre o escolhido por Zema para chefiar o MPMG

Novo procurador-geral de Justiça de Minas é o primeiro promotor escolhido para o cargo

A quadrilha que causou ‘tensão’ entre um deputado e a Polícia Legislativa da ALMG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse