A deputada estadual de Minas Gerais Macaé Evaristo, do PT, será a nova ministra dos Direitos Humanos. O convite foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (9), em Brasília (DF), e Macaé aceitou.
A informação foi confirmada a O Fator por interlocutores a par das tratativas. Macaé, inclusive, está na capital federal para conversar com integrantes do governo federal sobre o tema. Lideranças do PT mineiro, como o deputado federal Odair Cunha e a tesoureira Gleide Andrade, a acompanham.
Como já havia mostrado a reportagem, o PT de Minas via com otimismo a possibilidade de Macaé ser alçada ao posto de ministro. Ela vai substituir Silvio Almeida, demitido na semana passada após denúncias de assédio sexual.
Com o convite para o Ministério dos Direitos Humanos, Macaé terá de deixar a Assembleia Legislativa. O suplente é Hely Tarqüínio (PV), que já recebeu uma consulta informal da Casa para assumir o mandato.
Macaé foi secretária de Estado de Educação de Minas Gerais no governo de Fernando Pimentel. Também atuou no Ministério da Educação e foi, ainda, vereadora de Belo Horizonte. No ano passado, chegou a ter o nome defendido para disputar a Prefeitura de BH. Posteriormente, o PT bateu o martelo pela candidatura de Rogério Correia.