O novo aceno do comandante-geral da PM à Assembleia de Minas

Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia esteve duas vezes na sede do Legislativo nesta semana
Sargento Rodrigues e Coronel Frederico participaram de audiência pública nesta terça-feira (8).
Sargento Rodrigues e Coronel Frederico participaram de audiência pública nesta terça-feira (8). Foto: Alexandre Netto/ALMG

O coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, recém-nomeado comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), aproveitou o início desta semana para agendas na Assembleia Legislativa. Se, nesta terça-feira (8), o oficial esteve na Casa para um compromisso público — uma audiência pública para debater o pagamento de diárias a policiais que viajam a trabalho —, nessa segunda-feira (7), ele passou pela sede do Parlamento para uma visita ao gabinete do deputado estadual Sargento Rodrigues (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública e com quem o antigo comandante, o coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, travou embates públicos.

Segundo soube O Fator, embora tenha tido tom formal, a reunião com Rodrigues foi amena. O comandante ressaltou o desejo da cúpula da PM de ter boa relação com a Comissão de Segurança Pública da Assembleia. Apesar do caráter amistoso, o deputado apontou que, se for preciso, fará cobranças em prol de reivindicações das tropas.

Desde que assumiu o comando da Polícia Militar, no último dia 25, coronel Frederico vem tentando dirimir os efeitos de uma crise entre seu antecessor e a Assembleia.

Na cerimônia em que deixou a liderança da corporação e foi movido à reserva, Piassi subiu o tom contra Sargento Rodrigues, classificando-o como “ameaça segura” ao futuro das tropas. O ex-comandante ainda disse enxergar “alinhamento aparente” da Mesa Diretora do Parlamento à postura do deputado do PL.

O primeiro movimento de coronel Frederico para tentar aparar as arestas com o Legislativo foi uma reunião com o presidente da Casa, Tadeu Martins Leite (MDB). O encontro aconteceu no dia seguinte à posse dele no posto de chefe das tropas e serviu como um gesto de deferência à Assembleia

Leia também:

A opinião de um integrante do governo Lula sobre um referendo para tratar das vendas de Cemig e Copasa

Vereadora aciona Justiça para tentar barrar reforma administrativa proposta pela Prefeitura de BH

A data da votação final da reforma administrativa de Fuad na Câmara de BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse