Vladimir Putin venceu a eleição nos Estados Unidos, com a vitória de seu aliado Donald Trump para voltar à Casa Branca.
No debate com Biden, no fim de junho, Trump disse ter conversado com Putin sobre a guerra na Ucrânia, como O Fator destacou na época.
“Quando Putin viu aquilo [retirada do Afeganistão], ele disse, quer saber? Acho que vamos entrar e talvez pegar o meu – esse era o sonho dele. Conversei com ele sobre isso, o sonho dele”.
Trump deu a entender que a conversa foi durante o governo Biden, que retirou as tropas americanas do Afeganistão em 2021. Trump, portanto, conversou mesmo fora do cargo com Putin.
Trump também disse nesse debate que iria acabar com a guerra “entre Putin e Zelensky” ainda como presidente-eleito, antes de tomar posse em 20 de janeiro. Ele tem agora a oportunidade de mostrar se cumpre a promessa.
Em 4 de junho, antes do debate com Biden, Trump disse na rede extremista TruthSocial que o repórter Evan Gershkovich seria libertado “quase imediatamente depois da eleição, mas antes de eu tomar posse”.
E acrescentou no vídeo: “Vladimir Putin, o presidente da Rússia, vai fazer isso por mim, e não acredito que vá fazer por mais ninguém. E não vamos pagar nada”.
Gershkovich e outros prisioneiros foram libertados em agosto, deixando Trump furioso.