Nos ajustes finais da montagem da sua próxima gestão, a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), está tendo de administrar o “ciúmes” de partidos de sua base aliada por causa do espaço que o PCdoB terá no mandato que começa em 1° de janeiro. Segundo apuração feita por O Fator, nos últimos dias foi acertada a indicação de José Rodrigues — tido como quadro histórico da legenda comunista — para subsecretário de Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Defesa Social da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)
Além de Rodrigues — que já foi o titular da pasta na gestão do ex-prefeito Carlin Moura, quando este ainda estava filiado ao PCdoB — os comunistas continuarão à frente da Secretaria de Governo com o atual ocupante, Pedro Amaral, e assumirão a regional Eldorado, com Renata Lima, que se candidatou à Câmara Municipal e ficou como primeira suplente da federação formada por PT, PCdoB e PV.
Além dos cargos de maior destaque, o PCdoB ainda conseguiu emplacar indicados em postos de segundo e terceiro escalão do governo Marília. Como ainda persiste uma indefinição acerca dos espaços que vão ocupar, representantes de outros partidos passaram a fazer contas, ainda que entredentes, do desempenho dos comunistas nas urnas.
O PCdoB apresentou apenas dois dos candidatos da chapa da federação com petistas e verdes. Além de Renata Lima, o partido foi representado por Dalvimar Machado. A agremiação conquistou 3.709 votos na disputa legislativa.
O partido Mobiliza, por exemplo, saiu das urnas com 23.785 votos, tendo eleito dois vereadores: Denilson Elias Silva, o “Denilson da JUC”, e Rodrigo do Nascimento, que passou pelas urnas como “Rodrigo do Posto”. Por ora, apenas a ex-vereadora Isabella Filaretti, que disputou pela chapa, tem a sinalização de que poderá compor o governo, como administradora da Regional Riacho.
Situação parecida vive o PDT. A legenda totalizou 18.904 votos, elegendo o vereador mais votado da cidade — Léo da Academia, com 10.627 votos — e ainda não conseguiu ficar com um espaço do novo governo Marília. Nos bastidores, a legenda aparece cotada para indicar o presidente da Fundação de Parques de Contagem ou o chefe da Fundação de Ensino de Contagem (Funec).