Retrospectiva 2024: O ano da dengue

Pela 1ª vez, doença transmitida pelo mosquito ‘Aedes aegypti’ matou mais que a Covid-19
Mosquito 'Aedes aegypti'
O 'Aedes aegypti', vetor da dengue: agora mata mais que a Covid-19. Foto: Genilton Vieira/IOC/Fiocruz

A dengue nunca matou tanto no Brasil. Em 2024, foram 5.959 mortes até agora, segundo painel do Ministério da Saúde. Outras 1.003 mortes estão sob investigação.

Já mortes por Covid-19 neste ano foram registradas até agora 5.833.

Como O Fator registrou ainda em outubro, pela primeira vez a dengue matou mais que a Covid-19.

No começo do ano, o Ministério da Saúde estimava que a dengue poderia chegar a até 4,2 milhões de casos. O pior cenário projetado foi ultrapassado com folga. Já são mais de 6,6 milhões de casos prováveis, um recorde absoluto.

Enquanto isso, a vacinação segue a passo lento. Foram aplicadas até agora apenas 3,9 milhões de doses da Qdenga – sendo que o regime é de duas doses. Dessas, apenas 1,1 milhão foram aplicações da 2ª dose.

Em Minas, foram aplicadas apenas 391.038 doses da vacina contra a dengue neste ano – sendo menos de 55 mil aplicações de 2ª dose. Em abril, O Fator também mostrou como a vacinação contra a dengue estava lenta no estado.

Frederico "Cedê" Silva é repórter em Brasília. Tem passagens por O Antagonista, VEJA BH, Estadão e Estado de Minas. Foi produtor do 'CQC' na Band e do programa 'Manhattan Connection' no MyNews.

Leia também:

MP Eleitoral arquiva denúncia de presidente do PT contra Mateus Simões por posts da Agência Minas

TCE dá 48 horas para Copasa se manifestar em ação contra liquidação da oferta de privatização

STJ mantém engenheiros da Vale e da Tüv Süd como réus em ação penal sobre tragédia de Brumadinho

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse