Minas está atrás de RJ, Bahia, Goiás e MS em vacinação contra dengue

Estados bem menos populosos já aplicaram mais doses da Qdenga
Romeu Zema de máscara exibe cartão de vacinação contra a Covid
Governo Zema decidiu não ampliar faixa etária da vacinação contra a dangue. Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Minas Gerais está em 7º lugar no ranking de estados em número absoluto de doses aplicadas da vacina contra a dengue. O levantamento foi feito por O Fator com base em painel do Ministério da Saúde citado pelo próprio governo mineiro em seus comunicados à imprensa.

Os dados consultados por O Fator estavam atualizados às 05h12 da madrugada desta terça (23).

Tinham sido aplicadas em Minas 64.869 doses, menos do que em estados menos populosos, como Rio de Janeiro (200.939), Bahia (110.098), Goiás (98.410), Distrito Federal (78.276) e Mato Grosso do Sul (70.395). No ranking também está São Paulo, o único estado mais populoso que Minas, com 84.197 doses aplicadas.

Na quinta passada (18), o Ministério da Saúde recomendou ampliar a vacinação para a faixa etária de 6 a 16 anos, em vez de 10 a 14 como inicialmente planejado, nos municípios que ainda tiverem muitas doses prestes a vencer.

A Secretaria de Saúde mineira disse em nota que as doses fornecidas aos municípios mineiros têm a menor data de vencimento para 30 de junho, e portanto decidiu manter o público-alvo em 10 a 14 anos.

Ao contrário do que ocorreu com as vacinas de Covid, o Ministério da Saúde está destinando as distribuições diretamente aos municípios e não aos estados. Isso acontece porque o número de doses da Qdenga oferecido pela Takeda – 6,5 milhões em 2024 – é insuficiente para uma campanha universal. Foi por isso que a capital paulista inicialmente não recebeu doses.

Leia também:

Mudanças climáticas e eleições municipais

Rogério Correia aposta em ministros de Lula para tentar alavancar campanha em BH

Vale diz a autoridades ter identificado duas trincas em barragem em Ouro Preto

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse