Licença de titular fará Minas ter nova deputada federal

Parlamentar do Republicanos vai se afastar temporariamente da Câmara para cuidar de candidatura ao Senado
Euclydes vai se afastar para intensificar conversas a respeito de uma candidatura ao Senado Federal em 2026. Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O deputado federal Euclydes Pettersen vai se licenciar do mandato por quatro meses a partir desta terça-feira (18). Quem assume a vaga é Kátia Dias, do PSB.

Pettersen e Kátia disputaram a eleição de 2022 pelo PSC, legenda que posteriormente foi incorporada ao Podemos. Por isso, ainda que hoje pertençam a siglas diferentes, ela substituirá o parlamentar.

Euclydes vai se afastar para intensificar conversas a respeito de uma candidatura ao Senado Federal em 2026.

Kátia Dias é a segunda suplente da chapa do extinto PSC. O primeiro reserva da legenda, Duarte Júnior, ocupou a vaga de Euclydes Pettersen em licença tirada no ano passado, para a montagem das chapas que representaram o Republicanos nas eleições municipais.

Desta vez, por causa de projetos pessoais, Duarte não baterá ponto como deputado federal.

Kátia é de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Ela é irmã do deputado estadual Noraldino Júnior, presidente do PSB em Minas. Os dois têm forte atuação em defesa da causa do bem-estar animal.

Com o movimento, o PSB de Minas voltará a ter uma cadeira na Câmara dos Deputados, mesmo que temporariamente. No último pleito, o partido não conseguiu eleger nenhum dos 53 integrantes da bancada do estado.

Leia também:

A insustentável leveza de Valdemar

Psol, PL e líder de bloco pró-Zema: PEC dos pedágios tem a adesão de deputados de 14 partidos; veja lista

Cidadania rompe federação com PSDB, marca data para o ‘divórcio’ e já pensa em nova aliança

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse