A iminente federação entre União Brasil e PP, que deve ser anunciada nesta semana, já produz efeitos efeitos em Minas Gerais. Os deputados federais Marcelo Freitas e Pinheirinho, presidentes de União e PP no estado, respectivamente, vão se reunir em Brasília (DF) nesta terça-feira (29) para tratar da organização da coalizão no estado.
Pelo que soube O Fator, a tendência é que a presidência da federação em Minas fique com Freitas. Mesmo assim, Pinheirinho terá influência nos rumos estaduais da aliança.
Seis dos 53 deputados federais mineiros pertencem ao União Brasil e ao PP. A legenda fruto da fusão entre DEM e PSL conta, além de Marcelo Freitas, com Rafael Simões e Rodrigo de Castro. Já os progressistas têm, além de Pinheirinho, os parlamentares Ana Paula Junqueira Leão e Dimas Fabiano.
Na Assembleia Legislativa, a futura federação terá nove dos 77 assentos. Pelo União, Arnaldo Silva, Ione Pinheiro e Rodrigo Lopes exercem mandato. Pelo PP, atuam Adriano Alvarenga, Chiara Biondini, Nayara Rocha, Oscar Teixeira, Vitório Júnior e Zé Guilherme.
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, é filiado ao União Brasil.