Damião e PT marcam encontro para tentar alinhar próxima visita de Lula a BH

Presidente deve realizar a entrega simbólica de máquinas agrícolas no terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates
Damião e os vereadores do PT BH
Prefeito estará com os vereadores Bruno Pedralva, Luiza Dulci, Pedro Patrus e Pedro Rousseff. Foto; Reprodução/Instagram/@luizadulci

Duas semanas após a articulação do PT mineiro para a recepção do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), na Esplanada dos Ministérios,em Brasília (DF), o chefe do Executivo municipal se reunirá com a bancada petista na Câmara Municipal. O encontro, marcado para esta quinta-feira (8), tratará, entre outros temas, de uma possível visita a BH do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na reunião desta quinta, Damião estará com os vereadores Bruno Pedralva, Luiza Dulci, Pedro Patrus e Pedro Rousseff.

Uma hipótese, discutida em Brasília entre o prefeito e ministra-chefe da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann (PT-PR), é que o presidente Lula realize a entrega simbólica de máquinas agrícolas no terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates.

O evento estava inicialmente programado para o fim de abril, na área das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), em Contagem, mas foi adiado por causa da viagem da comitiva presidencial até Roma para o funeral do Papa Francisco.

Além de uma possível agenda do presidente da República em Belo Horizonte, o prefeito e os vereadores do PT atualizarão as informações sobre as pautas discutidas por Damião com os ministros do governo Lula.

Sobre a iniciativa da administração municipal de construir um novo bairro na área do antigo aeroporto, o prefeito recebeu, em 23 de abril, sinal verde da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para a liberação de R$ 7 milhões do governo federal para a contratação de estudos para a implantação do projeto.

A manutenção do diálogo entre o prefeito de BH e os mandatários do PT mineiro é parte de uma estratégia nacional do partido. Os petistas esperam contar com o apoio de Damião à reeleição do presidente Lula em 2026. Em 2022, o então prefeito Fuad Noman (PSD), de quem Damião foi vice-prefeito eleito em 2024, apoiou Lula publicamente no segundo turno.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse