A produção industrial de Minas apresentou crescimento de 1,2% em março de 2025 na comparação com fevereiro, segundo levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) com base nos dados do IBGE. O resultado ficou acima das expectativas do mercado, que apontavam para avanço médio de 0,3% no período.
O desempenho do setor foi impulsionado principalmente pelo crescimento de 2,8% no segmento extrativo e de 0,9% na indústria de transformação. No estado, a indústria de transformação foi beneficiada pelo aumento de produção em áreas como derivados de petróleo e biocombustíveis, que apresentaram alta de 3,4%, e farmoquímicos e farmacêuticos, com crescimento de 13,7%. O segmento de veículos também contribuiu para o resultado positivo, registrando expansão de 4% em março.
Por outro lado, a produção do setor químico foi o destaque negativo do mês, com retração de 2,1%.
No acumulado dos três primeiros meses de 2025, a indústria mineira registrou crescimento de 1,9% na produção, reflexo do bom desempenho da indústria de transformação, que avançou 2,5% no período. O setor extrativo, apesar do resultado positivo em março, acumula recuo de 1% no trimestre.
Em comparação ao mesmo mês do ano anterior, a produção industrial em Minas Gerais cresceu 3,1% em março, com destaque para o crescimento de 5,4% no segmento extrativo e de 2,7% na indústria de transformação.
O levantamento mostra que, com o desempenho de março, a indústria de Minas opera acima do patamar registrado no início de 2020, antes dos impactos da pandemia da Covid-19.
Principais segmentos em destaque
- Derivados de petróleo e biocombustíveis: crescimento de 3,4%
- Farmoquímicos e farmacêuticos: crescimento de 13,7%
- Veículos: crescimento de 4%
- Químicos: retração de 2,1%