A reunião entre o ‘Superman da Jovem Pan’ e o vereador ‘escudeiro’ de Nikolas na Câmara de BH

Influenciador bolsonarista pretende se candidatar a senador por Minas, mas enfrenta resistência interna no PL
Pablo e 'Superman' se reuniram na tarde desta segunda-feira (19). Foto: Reprodução
Pablo e 'Superman' se reuniram na tarde desta segunda-feira (19). Foto: Reprodução

O influenciador bolsonarista Marco Antônio Costa, conhecido como “Superman da Jovem Pan”, se reuniu nessa segunda-feira (19) com o vereador Pablo Almeida (PL), na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). O encontro teve como tema central a disputa interna no PL pela candidatura ao Senado Federal por Minas Gerais nas eleições de 2026.

Costa transferiu seu domicílio eleitoral para Minas Gerais no mês passado e tem manifestado interesse em lançar uma candidatura ao Senado pelo PL. A movimentação do influenciador, que possui forte atuação nas redes sociais em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, gerou desconforto entre lideranças do partido no estado.

A propósito, pelo que O Fator apurou, parte do diretório estadual do PL trabalha para dificultar a filiação de Costa, o que poderia inviabilizar sua candidatura pelo partido.

Durante a reunião na Câmara, Costa buscou apoio junto a Pablo Almeida, que confirmou o encontro à reportagem. “Ainda é cedo para um posicionamento para qualquer projeto. É normal que aqueles que estão pleiteando o cargo busquem se viabilizar. E isso é legítimo. Faz parte as articulações e conversas. Recebi o Marco Antônio em meu gabinete, também já conversei com o Vile, assim como receberia qualquer um desses nomes citados. Mas sobre a decisão de quem sairá para o cargo, essa decisão é exclusiva do Presidente Bolsonaro”, afirmou, fazendo referência ao colega de bancada Vile dos Santos, outro nome cogitado para disputar a vaga pelo PL de Minas Gerais.

Vereador mais votado em Belo Horizonte em 2024, Pablo Almeida é uma das figuras políticas mais próximas do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O parlamentar chegou a atuar como chefe de gabinete de Nikolas e, durante a eleição do ano passado, contou com o apoio massivo do deputado na campanha.

A possível candidatura de Costa ao Senado veio a público na semana passado, quando o influenciador declarou ter avisado previamente as lideranças nacionais do PL sobre sua intenção de concorrer ao cargo no estado. Na ocasião, ele destacou confiar em uma eventual chancela do ex-presidente Bolsonaro que, segundo o influenciador, teria dado aval para a articulação em Minas.

“Estou de mudança, depois de amanhã. Estou indo para Lagoa Santa, Minas Gerais (…) vou me lançar pré-candidato a senador por Minas. Eu conversei com o (Jair) Bolsonaro sobre isso e ele aprovou. Ele pediu pra eu articular isso com algumas pessoas, eu articulei e agora estou seguindo um roteiro que montei com ele. Ele disse que isso não garante nada, que pode gerar alguma coisa no caminho, mas estou indo com espírito de ajudar na organização em Minas. Eu vejo que a bola está quicando e pode cair em um cara que é centrão, o cara está no PL mas é centrão. Alguém quer isso para Minas? Primeiro ‘pum’ que o Alexandre de Moraes soltar, o cara vai meter o rabo entre as pernas e sumir. Virar um holograma igual o Sérgio Moro?”, disse o influenciador durante entrevista a um podcast.

A declaração teve repercussão imediata entre os parlamentares do partido. Deputados federais e estaduais do PL de Minas repudiaram internamente as falas de Marco Antônio, considerando, nos bastidores, ser ofensivo o fato de um interlocutor de fora do estado demonstrar a intenção de se mudar para Minas unicamente para disputar um assento na Casa Alta do Congresso Nacional.

Além disso, as críticas à atuação dos líderes locais foram classificadas como graves.

Em fevereiro deste ano, Bolsonaro chegou a mencionar, em entrevista, o nome do ex-ministro Paulo Guedes como possível candidato ao Senado pelo PL mineiro, ao comentar que o estado não contava com muitos nomes disponíveis para a disputa. Outra articulação interna chegou a cogitar a candidatura de Michelle Bolsonaro pela sigla em Minas, mas a direção nacional do PL optou por mantê-la como possível candidata no Distrito Federal.

A candidatura ao Senado pelo PL mineiro é considerada estratégica e tem sido alvo de intensos debates internos. Além de Vile e Marco Antônio Costa, almejam a vaga nomes como o presidente do diretório mineiro, deputado federal Domingos Sávio, o deputado federal Eros Biondini e o deputado estadual Cristiano Caporezzo.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse